Com o tema: “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, edição de 2022 é focada no bicentenário da Independência.
A 16ª Primavera dos Museus – evento anual realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – busca ressaltar a relação entre museus e a independência do Brasil, em comemoração ao bicentenário. Em todo o País, mais de 500 museus direcionam suas programações, entre os dias 19 e 25 de setembro, para participação no evento.
O BICENTENÁRIO COMO TEMA
A independência do Brasil ocorreu em 1822, quando o País rompeu uma relação de colonização com Portugal que perdurava por 300 anos. O processo, no entanto, foi longo, ceifou a vida de muitos brasileiros e trouxe dificuldades econômicas para a população. Contudo, esse movimento parece ter sido capaz de reforçar um sentimento de unidade que estaria a germinar.
Em 2022, o Brasil relembra essa história por meio de vestígios preservados nos espaços museológicos do país, que permitem conhecer e entender o passado. A partir da máxima “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, a 16ª Semana de Museus busca promover a reflexão sobre o questionamento: “Que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos?”
O destaque é o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos e ribeirinhos de todo o país nas lutas pela independência, num convite a renovar os olhares sobre este fato histórico.
UFMG E APOIO FUNDEP NA PRIMAVERA DOS MUSEUS
Com diversos projetos de fomento à cultura, a UFMG preparou uma programação especial para 16ª Primavera dos Museus, com diversas atrações para o público em seus espaços.
Confira abaixo os que, com apoio Fundep, compõem essa semana especial.
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UFMG
A programação do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB/ UFMG) para a Primavera dos Museus ocorre entre os dias 20 e 23 de setembro de 2022.
Na sexta-feira, 23, acontecem três atividades:
Das 8h30 às 11h30, a oficina “Árvores e memórias: uma vivência na mata do Horto” convida o público para sair de uma posição de observação apressada para outra mais lenta, a partir do contato com árvores notáveis do Museu.
Das 09h às 11h30, acontece o “Circuito da cerâmica arqueológica: produção, conservação e legado”. A atividade apresenta uma abordagem ampla e interativa sobre as cerâmicas arqueológicas brasileiras, apontando a importância desses bens como legado histórico dos povos indígenas do Brasil e a consequente necessidade da preservação da integridade física dessas peças.
Das 14h às 16h, encerrando a programação, a oficina “Os instrumentos musicais ameríndios na Amazônia: apitos ou flautas globulares” convida cada participante a construir um apito ou flauta globular, utilizando de inspiração as peças arqueológicas conhecidas na Amazônia.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição. As atividades são voltadas para todas as idades, exceto a atividade “Árvores e memórias: uma vivência na mata do Horto”, destinada ao público a partir de 15 anos. Para mais informações, acesse o site do MHNJB/ UFMG.
ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG
O Espaço do Conhecimento UFMG prossegue com as exposições “Sertão Mundo”, que conduz o público através de uma viagem virtual pelo Sertão e suas diferentes interpretações, e “Mundos Indígenas”, apresentando conceitos propostos por curadores indígenas.
No dia 24, o Espaço prepara uma oficina, das 14h às 15h, com jogos de acessíveis para pessoas surdas e com deficiência visual, ação em parceira com o projeto Tabuleiro Acessível; além de uma Observação Noturna de objetos celestes, das 19h às 21h.
Finalizando a semana, no domingo, 25, será realizada a oficina “Desdobrando o museu: Aves do Sertão”, voltada para a construção de origamis, além de uma observação do Sol utilizando telescópio com filtro adequado.
CENTRO DE MEMÓRIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG
Até o dia 23 de setembro, das 13h às 18h, o Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG oferece visitas mediadas como parte da programação da Primavera dos Museus. Para participar, basta realizar agendamento por e-mail: visitaguiadacemenf@gmail.com ou pelo instagram, vida direct: @ufmgcemenf.
MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS
O Museu de Ciências Morfológicas prepara uma exposição, até o dia 23, das 8h às 17h, com foco na evolução dos modos de abordagem da saúde mental, do modelo manicomial ao de serviços substitutos, ressaltando a importância para um novo assistir em saúde mental.
MUSEU CASA PADRE TOLEDO
Além da programação na capital mineira, o Museu Casa Padre Toledo – localizado em Tiradentes – realiza, no dia 24, a exibição do filme Com(fiar), produzido a partir do projeto de extensão Con(fiar) do Campus Cultual da UFMG, das 18h30 às 19h30. Além disso, durante a manhã, o campus Tiradentes promove a Feria do Patrimônio, com a participação das seis escolas do munícipio e reunindo cerca de 450 alunos e seus familiares.