34º Confies abre espaço para reflexões

Postado em Eventos C,T&I

Entre os dias 22 e 24 de novembro, Belo Horizonte recebeu o 34º Encontro do Confies o Conselho Nacional das Fundações de Apoio. O evento foi organizado pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe/Universidade Federal de Viçosa) com o apoio da Fundep. A programação abriu espaço para a discussão sobre o excesso de burocracia e as barreiras ao desenvolvimento da pesquisa no Brasil.

No primeiro dia do Encontro foi realizada a reunião de dirigentes das fundações e os fóruns de Procuradores, Comunicação, Contabilidade e Tecnologia da Informação que teve participação de Rydan Ravani (Getin), Leandro Cintra (Controladoria) e Paulo Emediato (ACS). No dia 23, o destaque ficou por conta da palestra sobre burocracia nas universidades com a participação do professor Jaime Arturo Ramirez, reitor da UFMG, e das oficinas de boas práticas com destaque para o case da Fundepar, ministrado pelo diretor Ramon Dias e a conversa sobre Design Thinking com Paulo Emediato. Já no último dia da programação, as pautas abordaram as sessões do quadro legislativo e os vetos ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentado pelo deputado Celso Pansera.

No dia 24, o presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira, apresentou a palestra ‘Quem Somos? Para onde vamos?’ uma reflexão sobre as discussões acerca da burocracia e da própria identidade das fundações de apoio diante do contexto de mudanças e oportunidades. “recisamos olhar para o futuro, principalmente neste momento de rupturas de práticas e conceitos. Acredito que precisamos encontrar alternativas que estão fora do ‘olhar’ do controle e da burocracia?, afirma. Para o presidente, o Encontro conseguiu representar o ecossistema das fundações de apoio, ?criando a oportunidade para observar, aprender e disseminar coisas novas em uma intensidade muito grande” completa.

‘Quem Somos?’ é uma pesquisa demandada pelo Confies e realizada pela Fundep para sistematizar dados quantitativos sobre as fundações afiliadas com o intuito de conhecer as instituições e suas estruturas, identificar interesses coletivos e buscar soluções para todo o segmento. Clique aqui  e veja o resultado.

Confira, também, o artigo ‘A ciência e a burocracia‘ produzido pelo presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira, e pelo vice-presidente do Confies, professor Fernando Peregrino.

Confies
Em assembleia geral, a atual diretoria do Confies foi aprovada, com a continuação de Suzana Montenegro na presidência e Fernando Peregrino como vice. Assim, a atuação do evento segue em prol do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Na 35ª edição, o Encontro já tem destino confirmado: Maceió, Alagoas.