50º Festival de Inverno UFMG

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

50 edições. Em 2018, o Festival de Inverno da UFMG propõe uma experiência intensa de intercâmbio cultural entre os sujeitos de diversas linguagens artísticas, saberes e campos de conhecimento.
Oito residências artísticas, quatro oficinas, jornada de estudos, conferências e eventos culturais compõem a programação inteiramente gratuita, que ocorre de 20 a 28 de julho, nos espaços da Universidade, em Belo Horizonte. Os eventos sem classificação indicativa são livres para todos os públicos. Não é necessário retirada de ingresso ou senha antecipada, porém, os espaços estão sujeitos à lotação. Confira a programação completa: www.ufmg.br/festivaldeinverno
O Festival de Inverno da UFMG é uma realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. A Fundep é a gestora administrativa do Festival, viabilizando contratações, aquisições de materiais, pagamentos de todo o pessoal envolvido na programação, entre outras atividades.
Coexistência
Em 2018, ao alcançar a 50ª edição, o Festival prioriza o seu poder de transformação. Baseando-se em uma estrutura que se aproxima, metaforicamente, de um ritual de passagem, ele instaura um espaço/tempo capaz de suspender temporariamente a rotina cotidiana de seus participantes. O objetivo é criar condições de liminaridade que tornem possíveis uma mudança no modo como percebemos nossa atuação social e cultural, decorrente do aprofundamento crítico-reflexivo e da verticalização criativa.
Vista como condição imprescindível para o exercício da liberdade, do encontro consigo e com o outro, a experiência artística fornece aos indivíduos a oportunidade de “coexistirem” a partir da diversidade criativa. O tema coExistência deve ser visto não como ‘concordância’, mas, fundamentalmente, como a plena aceitação da singularidade, da diversidade e da pluralidade.
É nessa direção que o Festival foi capaz de se consolidar como espaço de experimentação e criação para artistas e grupos que ali nasceram, tornando-se referência no campo das artes, tais como os grupos Corpo, Giramundo, Galpão, Uakti, Oficcina Multimédia, bem como muitos outros de relevo local, nacional e internacional.