Os serviços do restaurante e lanchonete da Praça de Serviços da UFMG retomaram nesta segunda-feira (27) o seu funcionamento, depois de quase 18 meses de interrupção dos serviços. Os estabelecimentos, fechados desde março de 2020 em virtude da covid-19, voltam a atender seguindo as medidas de segurança e adaptando os seus espaços para prevenir novos focos de transmissão da doença.
A UFMG também avança com a reabertura dos ambientes de estudo da Biblioteca Central (BC), que está prevista para o dia 18 de outubro. Voltados à comunidade da UFMG, os espaços poderão ser usados mediante agendamento on-line.
A retomada dessas atividades havia sido anunciada no último dia 13 de setembro, quando a UFMG avançou para a etapa 2 do seu planejamento de retomada gradual das atividades na Universidade, que prevê ocupação de até 40% em seus espaços físicos, mantendo as medidas de distanciamento social e protocolos de segurança. Com a medida, as atividades administrativas que acontecem na faculdade estão autorizadas a retomar.
A reabertura é projetada seguindo os indicadores da situação epidemiológica de Minas Gerais e cidades que abrigam os campi da UFMG, bem como a taxa e tendência de incidência nestes locais.
Retomada gradual das atividades
Com a reabertura dos ambientes do restaurante e lanchonete da Praça de Serviços, medidas para reduzir a taxa de transmissão da Covid-19 também estão sendo pensadas para oferecer maior segurança à comunidade UFMG.
Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento social de 1,5m e orientações de higienização das mãos, a capacidade nestes espaços está estabelecida em 60 clientes por vez no restaurante e 20 na lanchonete, com atendimento de segunda à sexta das 7h às 17h. Houve redução no número de cadeiras por mesa, ampliação da distância entre as mesas e distribuição de luvas descartáveis.
Na Biblioteca Central, o funcionamento ocorrerá inicialmente às segundas-feiras, entre 8h às 12h, e quartas-feiras, das 14h às 18h. Para acessar os ambientes da biblioteca e ter acesso ao acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, que também será reaberto, a comunidade da UFMG precisa estar cadastrada no Sistema de Bibliotecas da UFMG e fazer o agendamento on-line.
Para atender a demanda dos estudantes em acessar os espaços de estudo, também foi necessário a readaptação dos ambientes, respeitando o espaçamento de 1,5m entre as mesas e vetando estudos em dupla ou em grupo. Apenas 80 lugares poderão ser utilizados por vez e haverá dispensadores de álcool em gel.
Fundep prepara retorno
O retorno às atividades presenciais na Universidade é feito de forma cautelosa, garantindo a segurança e a integridade da comunidade interna e externa da faculdade. A retomada gradual das atividades é acompanhada pelo Comitê da UFMG de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, formado por especialistas, além de possuir o seu próprio protocolo de biossegurança e ocupação de seus espaços.
Além dos serviços abertos, a faculdade também adotou o regime de Ensino Híbrido Emergencial (EHE), que alia aulas virtuais e presenciais, que funcionará a partir do dia 13 de outubro, no segundo semestre letivo da Universidade.
Neste novo contexto, a Fundep, que também segue as diretrizes da UFMG, também se prepara para o retorno seguro de seus colaboradores, a partir do dia 4 de outubro (segunda-feira), adotando o regime de trabalho híbrido e respeitando o limite de 40% da capacidade em seus ambientes.