BH-TEC e IEAT-UFMG realizam Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação

Postado em Eventos C,T&I

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT-UFMG) irão promover no dia 12 de novembro o Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação.
Articulando as iniciativas da UFMG e de entidades que compõem o ecossistema de Pesquisa & Desenvolvimento em Minas Gerais, o evento pretende divulgar as oportunidades de estímulo à inovação e conectar pesquisadores, professores e estudantes que buscam na Universidade os caminhos para o empreendedorismo, especialmente na área de Biotecnologia.
Ecossistema de empreendedorismo tecnológico
Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2017 o depósito de patentes de invenção cresceu 5,4% em relação ao ano anterior, totalizando 5.480 patentes. A UFMG alcançou o terceiro lugar no ranking de produção de patentes de invenção do país.
O BH-TEC soma ao cenário com um investimento de R$16 milhões em P&D no ano de 2017 e com a criação de 131 novos produtos ou serviços. Os dados reforçam o trabalho do capital intelectual da Universidade a favor da sociedade em forma de novas soluções de produtos, processos e serviços.
Programação
Abrindo o evento, a mesa-redonda ‘Transdisciplinaridade e Inovação’ contará com a participação dos professores Estevam Las Casas, diretor do IEAT-UFMG; Roberto Bigonha, diretor-presidente do BH-TEC; Pedro Vidigal, CEO do Biotechtown; e Dr. Eduardo Emrich Soares, presidente da Biominas. Na mesa, os convidados irão apresentar as características das instituições que dirigem, suas interrelações e as oportunidades para o empreendedorismo tecnológico.
No segundo momento, a mesa-redonda ‘Estratégias de Financiamento’ será formada pelos professores Evaldo Vilela, presidente da Fapemig; Jorge Mário Campagnolo, diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do MCTIC; Marcos Cintra, presidente da Finep; e Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias da Fundep. Serão discutidas as oportunidades de financiamento das iniciativas de apoio à inovação e estratégias de captação de recursos.
Inscrições gratuitas
O Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. O evento será realizado no dia 12 de novembro, a partir das 13h30, na UFMG Campus Pampulha – Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), auditório A 102.
Para participar, clique aqui e preencha o formulário.

BH-Tec and IEAT holds Symposium about Trandisciplinarity and Innovation
The Transdisciplinarity and Innovation Symposium will be held in November 12 at UFMG organized by the Technological Park of Belo Horizonte (BH-TEC) and the Institute of Advanced Transdisciplinary Studies of UFMG (IEAT/UFMG).
Open to the general public, the event will take place in the CAD2 A102 auditorium of at UFMG’s Pampulha Campus at 13:30 p.m. The registrations are free of charge and can be made by the electronic form: https://goo.gl/forms/vWHGEZPvGhRBMNqo1
According to the organizers, the Symposium aims to foster innovation and attract the attention of entrepreneurs, researchers and young public searching in the universities for ways to innovate, especially on biotechnology area. The event also seeks approaching UFMG to several entities that belong to the existing environment to facilitate innovation initiatives in the State of Minas Gerais.
Opening the event, the round-table Transdisciplinarity and Innovation will count with the participation of Professors Estevam Las Casas, IEAT/UFMG director, Roberto Bigonha, BH-TEC CEO, Pedro Vidigal, Biotechtown CEO and Dr. Eduardo Emrich Soares, Biominas President. The guests will present about the institutions directed by them and discuss the interrelation that exists between those institutions.
At 16:30 p.m the round-table Financing Strategies formed by Professors Evaldo Vilela, FAPEMIG President, Jorge Mário Campagnolo, Policies and Programs to Support Innovation at MCTIC Director, Marcos Cintra, Finep President and Janayna Bhering manager of Business and Partnerships of Fundep will discuss the financing opportunities of to initiatives based on innovation.

Divulgação – IEAT/UFMG