Fundep

Biotechtown e CT Vacinas firmam parceria em prol da promoção da pesquisa e da inovação

Postado em Biotech Town

Parceria viabiliza uma nova frente de combate à Covid-19 em Minas Gerais, possibilitando novas soluções em vacinas e kits de diagnóstico

Em um momento onde a ciência, especificamente a produção de vacinas e diagnósticos, se mostra tão importante, o hub de inovação em Biotecnologia e Ciências da Vida, BiotechTown, e o Centro de Tecnologias de Vacinas da UFMG, CT Vacinas, assinam uma parceria estratégica que visa ampliar as capacidades produtiva e de pesquisa e desenvolvimento de cada instituição.

A parceria concretiza uma nova frente de combate à Covid-19 no estado de Minas Gerais, viabilizando a produção de kits de diagnósticos, o desenvolvimento de vacinas e a solução de gargalos tecnológicos que se apresentam às empresas do ecossistema de Biotecnologia e Ciências da Vida. A proposta é levar novas soluções ao mercado, aliando estruturas laboratoriais e de produção a conhecimento e competências científicas. A união das excelências intelectuais e das infraestruturas desses dois parceiros irá viabilizar maiores possibilidades de sanar as necessidades das startups e empresas que estão, de alguma forma, ligadas ao hub BiotechTown e ao CT-Vacinas.

Bruno Andrade, CEO do BiotechTown, afirma que o resultado da parceria será traduzido em benefício direto à vida das pessoas: “esta parceria resultará em um avanço científico e tecnológico muito mais robusto e ágil que poderá ser mensurado pelo incremento na longevidade e cuidado com a vida das pessoas”, descreve Bruno.

Bruno conta, ainda, que este avanço está totalmente relacionado ao propósito do hub, que é “literalmente acelerar o desenvolvimento de soluções e negócios em biotecnologia e ciências da vida para melhorar a vida das pessoas. E é justamente isso que queremos com essa parceria, gerar mais qualidade de vida e saúde para a sociedade”, garante.

Além de promover maior poder de desenvolvimento e de produção, essa parceria prevê um novo canal de apoio no caminho da inovação da academia até o mercado, possibilitando a geração de novos negócios com acesso a recursos para pesquisadores e empresas.

O professor Flávio Guimarães da Fonseca, pesquisador associado do CT-Vacinas, acredita que as instituições têm objetivos semelhantes: “o CT-Vacinas e o BiotechTown representam duas fantásticas iniciativas disruptivas que objetivam o desenvolvimento e a autossuficiência biotecnológica, cada qual em sua especialidade. A realização desta parceria não poderia acontecer de forma mais natural e o resultado do acordo gera expectativas extremamente positivas e a certeza de seu sucesso“, declara.

A Fundep é uma das idealizadoras do BiotechTown e parceira de longa data do CT-Vacinas. Para Bernardo Anonni, da área de Inovação da Fundação, a parceria otimiza os propósitos das instituições e reduz os riscos dos processos de inovação tecnológica. “A parceria entre BiotechTown e CT Vacinas segue as boas práticas internacionais de inovação tecnológica na área de biotecnologia. O hub oferece suas instalações e o centro compartilha seu conhecimento e tecnologia de ponta. “O resultado é a otimização de estruturas existentes e consequente redução de risco inerentes à inovação tecnológica, que estimula a cooperação entre indústria e academia, o que transborda em diversos benefícios para a sociedade, principalmente neste momento de urgência por soluções no combate à Covid-19.”

Confira as informações completas no site do BiotechTown.

Pular para o conteúdo