Um Bom Exemplo em homenagem às mulheres

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

A professora Elza Machado de Melo, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, foi escolhida “Personalidade do Ano” no Prêmio Bom Exemplo 2018, em votação realizada nesta semana (5 de março). Ela foi indicada por ser fundadora do Ambulatório de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Violência e Vulnerabilidade, do Hospital das Clínicas da UFMG. Elza Melo também coordena o Núcleo de Promoção de Saúde e Paz e o projeto de extensão “Para elas, por elas, por eles, por nós”, da Faculdade.
A professora dedicou o prêmio a todos os envolvidos nas ações do Ambulatório. “Estou muito feliz. Mas o mais importante é dizer que esse prêmio não pertence a mim. Ele é de todas as pessoas que trabalham comigo, que pertencem à UFMG, a toda a comunidade acadêmica, e demais responsáveis por esse projeto tão importante”, afirma Elza. “Meu papel na coordenação é acreditar que, quando as pessoas se juntam, as ações são mais amplas e competentes. ”
Elza Machado de Melo ressaltou a iniciativa da premiação. “Quando a mídia e as instituições, que têm o poder de divulgar essas experiências do nosso cotidiano, cumprem esse papel, ajudam a fortalecer nossas ações. Esse tipo de reconhecimento fortalece o Ambulatório, a esperança das pessoas, aumenta os canais de discussão e a mobilização”, destaca.
Parceira Fundep
Com muito orgulho, a Fundep conta com a professora Elza em seu portfólio de pesquisadores. Atualmente, a Fundação realiza a gestão do projeto “Prevenção da Violência”, financiado pela Prefeitura de Betim, que visa investigar o perfil da saúde, com ênfase para o estudo da violência e sua dinâmica, seus determinantes, sua distribuição geográfica e as formas de enfrentamento. A iniciativa visa gerar subsídios para formulação de políticas públicas de promoção de saúde e prevenção da violência.
Trajetória
A professora Elza Machado de Melo tem graduação em Medicina e mestrado em Ciência Política pela UFMG e doutorado em Medicina Social pela Universidade de São Paulo (USP). Sua atuação está concentrada na área de Saúde Coletiva, com ênfase nas áreas de ciências sociais e saúde e políticas de saúde.
Prêmio Bom Exemplo
O Prêmio Bom Exemplo 2018 é uma iniciativa da TV Globo Minas, do jornal O Tempo, da Fundação Dom Cabral e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que há nove anos joga luz aos nomes que se destacaram no campo da Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente e Cidadania, além de selecionar a Personalidade e o Homenageado do Ano.
Entre os agraciados neste ano, além da professora Elza, também estão outros grandes parceiros da Fundep: o professor Rochel Monteiro Lago (categoria Inovação), e o professor Ado Jório da Vasconcelos (categoria Ciência) – confira aqui.
Veja todos os laureados.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina