Bom exemplo que ajuda a salvar o mundo

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Um dos criadores da pós-graduação em Inovação Tecnológica na UFMG, o professor Rochel Montero Lago foi premiado na categoria Inovação do Prêmio Bom Exemplo, por seus projetos ambientais. O destaque são as iniciativas que envolvem uso de tecnologia ambientais para tratamento de rejeitos e descontaminação do meio ambiente.
“A química é vista como grande vilã, que polui e é tóxica. Ainda não conseguimos comunicar como a química é a parte mais importante das soluções dos maiores problemas que temos no mundo. Como químico, eu queria que a pesquisa e a ciência pudessem resolver problemas”, afirmou na reportagem para o MGTV – clique aqui e assista.
Professor Rochel é referência, também, no ecossistema de empreendedorismo, por suas ações dedicadas a transformar ideias em produtos. O grupo que ele coordena, na Universidade, é um dos que mais gera pedidos de patentes na UFMG. “Inovação é um grande tema, é uma questão de sobrevivência nas empresas”, disse. Como professor, ele ressalta: “o que me motiva é formar essa geração protagonista que vai fazer do mundo um lugar melhor”.
Professor Rochel também é um grande parceiro da Fundep e coordena diversas iniciativas que contam com a gestão administrativa e financeira da Fundação.
Trajetória
Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, o professor Rochel Montero Lago é graduado e mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Possui especialização na Gifu University (Japão) e doutorado em Química Inorgânica pela University of Oxford (Inglaterra). O professor cursou pós-doutorado no Instituto de Catálise e Petroquímica (Madri) e no Hautes Etudes Comercialles (Montreal), com pesquisas sobre empreendedorismo tecnológico. Professor titular da UFMG, tem experiência na área de Química, com ênfase em catálise, ambiente, materiais, tratamento de efluentes, além de se dedicar ao tema empreendedorismo tecnológico. Ele também foi um dos fundadores e atua como docente orientador dos cursos de mestrado e doutorado em Inovação Tecnológica na UFMG. Coordenou a Incubadora de Empresas da UFMG nos anos de 2006 e 2007. Acesse seu currículo completo no sistema Somos UFMG.
O professor Rochel já foi contemplado com outros prêmios por sua atuação no campo da pesquisa tecnológica e do empreendedorismo. Venceu três edições (2010, 2011 e 2014) da competição internacional Idea to Product, realizadas nos EUA e na Suécia. Em 2013, ganhou o Prêmio Petrobras de Tecnologia e, dois anos depois, faturou o prêmio de Pesquisador Sênior da Sociedade Brasileira de Química Regional. Publicou, em 2012, o livro As cartas de Tsuji (Editora UFMG), que conta a história de um pesquisador que abre uma empresa de tecnologia. É também autor do livro paradidático A essência de J. (Editora Átomo Alinea, 2014), destinado ao ensino de Química para adolescentes.
Prêmio Bom Exemplo
O Prêmio Bom Exemplo 2018 é uma iniciativa da TV Globo Minas, do jornal O Tempo, da Fundação Dom Cabral e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que há nove anos joga luz aos nomes que se destacaram no campo da Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente e Cidadania, além de selecionar a Personalidade e o Homenageado do Ano.
Entre os agraciados neste ano, além do professor Rochel Lago, também estão outros grandes parceiros da Fundep: o professor Ado Jorio da Vasconcelos (categoria Ciência) e a professora Elza Machado de Melo (categoria Personalidade do Ano).
Veja todos os laureados.