Cerimônia oficializa recondução da professora Sandra Goulart Almeida à reitoria da UFMG

Postado em UFMG
Sandra Regina Goulart Almeida e Alessandro Fernandes durante lançamento da nova marca Fundep, que ocorreu em março. Créditos: Pablo Paixão/ Fundep.

Após recondução, que reafirma resultado da consulta à comunidade universitária,  dirigente dará posse ao vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e apresentará equipe de pró-reitores, diretores e assessores.

Cerimônia no auditório da Reitoria, no campus Pampulha – com transmissão para o auditório principal do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1) e pelo canal da UFMG no YouTube –  oficializa, nesta sexta-feira (8), 18h, a recondução da professora Sandra Regina Goulart Almeida ao cargo de Reitora da UFMG.

Na cerimônia, a professora Sandra Goulart dará posse ao vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e apresentará a equipe de pró-reitores, diretores e assessores do novo mandato. Sandra Goulart dirigiu a UFMG na gestão 2018 – 2022 e cumprirá novo mandato de quatro anos, ao lado de Alessandro Fernandes Moreira, como vice-reitor, sendo a primeira dirigente da UFMG a exercer o cargo de reitora por dois mandatos.

Sandra e Alessandro foram escolhidos, pela comunidade universitária, em consulta com chapa única, realizada em novembro. O processo subsidiou a elaboração da lista tríplice, encaminhada ao Ministério da Educação. A recondução foi confirmada em ato administrativo publicado no Diário Oficial em março.

PROCESSO ELEITORAL

Realizado pela primeira vez de forma on-line, o processo eleitoral mobilizou o maior número de votantes já registrado na história das consultas à comunidade universitária da UFMG. Os professores formaram a chapa UFMG Plural, que obteve 95,25% dos votos válidos ponderados na consulta realizada em 11 de novembro de 2021.

Em relação à votação absoluta, Sandra e Alessandro receberam 2.200 votos dos servidores votantes, 1.615 dos técnicos-administrativos e 5.719 dos estudantes. Estavam aptos a votar os servidores (docentes e técnico-administrativos em educação) em exercício e os estudantes, maiores de 16 anos, de todos os níveis e efetivamente matriculados.

“O novo mandato é uma honra para nós e uma prova de confiança que recebemos da comunidade universitária, que demonstrou grande capacidade de coesão e mobilização nos últimos quatro anos. Enfrentamos grandes dificuldades, incluindo uma crise sanitária sem precedentes no século 21, mas soubemos superá-la, assim como vencemos outros percalços nesses quase 95 anos de história da UFMG. Ao mesmo tempo em que daremos continuidade ao que foi feito até agora, teremos de avançar, ousar e propor soluções diferentes para os enormes desafios que sabemos nos aguardam”, avalia Sandra Goulart Almeida.

Com a chapa UFMG Plural, Sandra assume novo mandato de quatro anos. Créditos: Luíza Palhares/ Divulgação.

TRAJETÓRIAS

Sandra Regina Goulart Almeida é graduada em Letras pela UFMG, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. Professora da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras, preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e é vice-presidente da World University Network (WUN). Sandra também reitora de 2018 – 2022, vice-reitora na gestão 2014 – 2018 e diretora de Relações Internacionais.

Alessandro Fernandes Moreira é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, doutor pela University of Wisconsin-Madison e tem extensa trajetória na Escola de Engenharia da UFMG, onde foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica, do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação, vice-diretor e diretor.

Com Assessoria da UFMG.