Confira  resultado de análise de  pedidos de  isenção para concurso dos Bombeiros

Postado em Concursos
Formatura de 500 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Foto: Agência Minas – Em julho, a corporação formou 500 novos soldados que se integraram a unidades de todo Estado.

Inscrições seguem abertas até 2 de setembro para selecionar 166 soldados e oficiais para o concurso dos Bombeiros Militar de MG. Salários chegam a R$ 10.028,29.

Gestão de Concursos (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) divulgou nesta terça-feira (17) o resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção da taxa de inscrição aos concursos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Osconcursos, com inscrições abertas até 2/9, vão selecionar 21cadetes para o Quadro de Oficiais e 145soldados para o Quadro de Praças, com remunerações que variam deR$ 4.631,21 (Remuneração do Soldado de 1ª classe) eR$ 10.028,29 (Segundo tenente).

Ao todo, 1003 pessoas solicitaram isenção da taxa de R$ 200 para se inscrever no concurso para o Quadro de Oficiais,das quais 752 foram atendidas (confira aqui a lista), e 2818 concorrentes solicitaram isenção da taxa de R$ 92 para concorrer a uma posição no Quadro de Praças, dos quais 1952 tiveram deferimento (confira).

Os candidatos que tiveram sua solicitação de isenção deferida estão com a inscrição efetivada automaticamente no concurso e devem consultar e conferir a situação da inscrição na Área do Candidato, no site da Fundep. Já os candidatos que tiveram seus pedidos de isenção do pagamento do valor de inscrição indeferidos e que mantiverem interesse em participar do certame têm até amanhã (19/08) para recorrer ou deverão acessar o link de impressão da 2ª via do boleto  e efetuar o pagamento do valor da inscrição.

Curso de Formação

Os concursos para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foram autorizados em junho e as provas estão agendadas para outubro.O concurso para o Quadro de Oficiais é regido pelo Edital CBMMG 10/2021queseleciona interessados em participar do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Com duração de três anos e início previsto para 04 de abril de 2022,o curso é oferecidoem tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Durante este período, a remuneraçãé de R$ 6.519,44, além de benefícios. Das 21 vagas para esse curso, 3 são reservadas parapessoas do sexo feminino.

Já o concurso para o Quadro de Praças é regido pelo Edital CBMMG 11/202111/2021 que seleciona interessados em participar do Curso de Formação de Soldados. Com duração de 8meses  e início previsto para 14 de março de 2022, o cursoé oferecidoem tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Durante esse período, a remuneraçãé de R$ 3.692,23, além de benefícios. Das 145 vagas ofertadas, 18 são reservadas para pessoas do sexo feminino.

Condições e provas

Entre as condições para participação do concurso dos Bombeiros estão nacionalidade brasileira, quitação de obrigações eleitorais e militares, idade entre 18 e 30 anos na data da matrícula para inclusão, ensino médio completo e altura mínima de 1,60m.Ainda é preciso ter idoneidade moral, sanidade física e mental e ser aprovado em avaliaçãpsicológica e toxicológica. De acordo com os editais, outra restriçãé a apresentação de tatuagens visíveis cujosignificadosejaincompatível com o exercício das atividades de bombeiro militar […] ou seja, tatuagem que pelo seu significado viole lei e a ordem, tal como as que discriminem grupos por sua cor, origem, credo, sexo, orientação sexual ou que incitem o consumo de drogas ou a prática de crimes”.

avaliação eliminatória dos candidatos ocorrepor meio deprova Objetivadas disciplinas do ensino médio (para todos os cargos) e prova Discursiva (apenas para Oficiais). É preciso alcançar um mínimo de 60% nas provas para avançar o processo seletivo.As provas doscandidatos ao Quadro de Oficiais acontecem no dia 3 de outubro e dos soldadosno dia 10 de outubro.

Os mais bem colocados – até 400 candidatos ao Curso de Formação de Soldados e 114 candidatos ao Curso de Oficiais - seguem para ostestesde Capacitação Físicaque envolvemTeste de Resistência Aeróbica, Teste de Flexão Abdominal, Teste de Força Muscular de Membros Superiores; Teste de Agilidade e Teste de Habilidade Natatória.

Informações e inscrições pelo site gestaodeconcursos.com.br.