Confira as notícias do novo Jornal da Fundep

Ao se dedicar à captação de recursos para uma causa, em vez de programas e iniciativas específicas, o Fundo Baobá traz uma proposta inédita para o Brasil. Criada em 2011, a instituição sem fins lucrativos busca garantir sustentabilidade para a causa da igualdade, por meio do fortalecimento das organizações negras da sociedade civil, da visibilidade da população afrodescendente e do desenvolvimento e implantação de políticas públicas específicas.

O Baobá será responsável, ainda, pela administração de um fundo patrimonial (endowment) filantrópico, que será utilizado para financiar iniciativas de alta qualidade técnica, capazes de promover a inclusão plena do negro. Destacam-se como parceiros da iniciativa a Fundação W.K. Kellogg no Brasil e a Fundep, que há anos apoia as discussões sobre o tema e sobre a criação de um instrumento de sustentabilidade.

Outro trabalho de importância social que ganha as páginas do Jornal é o Projeto Horizonte – da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com o Hospital das Clínicas da Universidade -, que conta com a gestão administrativo-financeira da Fundep. O objetivo é determinar a incidência da infecção pelo vírus HIV, avaliar o impacto de intervenções educativas e aconselhamentos na gestão do risco e prevenção contra a Aids e preparar um grupo para participação autônoma em possíveis testes futuros de uma vacina contra a doença.

A publicação divulga, ainda, a premiação da equipe Bio-Fiend, formada por pesquisadores dos Departamentos de Química e Engenharia de Produção da UFMG, na Business Plan Competition, organizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Istambul, na Turquia. O prêmio foi concedido pelo desenvolvimento de uma tecnologia que transforma resíduos do biodiesel em um suspensor de poeira que reduz a poluição atmosférica decorrente do transporte do minério de ferro. Confira também os cursos oferecidos pela UFMG que estão com inscrições abertas.

Em pauta

O Jornal da Fundep é uma publicação mensal, que busca divulgar informações atualizadas e relevantes sobre a instituição e contribuir para o fortalecimento da relação com os parceiros. Você pode conferir a edição virtual aqui. As demais edições do Jornal produzidas em 2011, 2010 e 2009 estão disponíveis aqui no site.