Confira resultado preliminar de chamada pública do programa Rota 2030

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Resultado Rota 2030
Linhas IV e V do Rota 2030, coordenadas pela Fundep, incentivam a inovação no setor automobilístico. Ford/ Divulgação.

Prazo de recursos ao resultado do Edital PD&I 02/2021 vai até 9 de março, às 17 horas. Edital vai aportar R$ 18 milhões em soluções para encomendas tecnológicas.

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa torna público, nesta sexta-feira (25), o resultado preliminar da primeira fase da Chamada Pública de PD&I 02.2021 da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas do programa Rota 2030. Até R$ 18 milhões serão aportados nas propostas aprovadas para solucionar encomendas tecnológicas – ETECs.

As seis propostas pré-aprovadas mostraram-se coerentes com as demandas do setor e devem contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, de forma a elevar o nível de maturidade tecnológica e a competitividade da cadeia ferramental brasileira.

Os projetos selecionados devem gerar, ou aplicar, tecnologias que permitem a redução dos custos e tempo de produção ferramental, bem como efetiva melhoria da qualidade das peças.

O prazo para a submissão de recursos vai até 9 de março de 2022, às 17 horas. O resultado final da 1ª etapa será divulgado dia 16 de março de 2022.

SEGUNDA ETAPA

No dia 24 de março, a Fundep realizará o Conecta Rota – Vitrine Tecnológica LIV, um evento de apresentação das propostas pré-aprovadas na 1ª etapa da chamada pública. O momento terá como foco potencializar a interação entre empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), para aumentar a rede de parcerias para a submissão final dos projetos, que vai até o dia 14 de abril de 2022, às 17h.

SOBRE A LINHA IV

A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

O QUE É O ROTA 2030?

O Rota 2030 é uma evolução do Programa Inovar Auto. Iniciativa do Governo Federal, o objetivo do programa é ampliar a competividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética, a qualidade dos automóveis e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.

Regulado pela lei nº 13.755/2018, o Programa define normas para a fabricação e comercialização de veículos nacionais, com foco nos próximos quinze anos de operação da indústria automotiva – divididos em três ciclos quinquenais.

A Fundep é a coordenadora das Linhas IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas e V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.