Conheça a edição de agosto do Jornal da Fundep

Postado em Notícias da Fundep

Resolução de grande relevância no que diz respeito à parceria entre Fundep e UFMG, o Decreto 7.423, que dispõe sobre a relação entre instituições federais de ensino superior e fundações de apoio, é destaque no Jornal da Fundep deste mês. Além das principais regras estabelecidas, a reportagem apresenta uma reflexão sobre a importância de se consolidar um marco regulatório específico.

Nesse sentido, é notável a contribuição desse aparato legal, cujas determinações proporcionam mais transparência, maior certeza jurídica e aprimoramento das atividades desenvolvidas em conjunto. Também chama atenção o alinhamento da Fundep à maioria das normas estabelecidas, resultado de seu comprometimento em atuar com profissionalismo e executar a gestão de projetos de forma transparente e inovadora. E, para atender às demais exigências, a Fundação vai se adequar da melhora maneira possível, com vistas a fortalecer continuamente a parceria com a UFMG e demais apoiadas.

A publicação reúne, ainda, alguns projetos da Universidade gerenciados pela Fundep, como as iniciativas desenvolvidas pelo Projeto República: o Memorial Minas Gerais – Vale e o museu itinerante “Sentimentos de Reforma Agrária, Sentimentos de República”. Com o objetivo de difundir conhecimentos e criar novos ambientes de aprendizagem, os dois espaços visam proporcionar uma imersão na história a partir experiências sensoriais.

Confira também nesta edição o desenvolvimento de um carro inteligente e autônomo, que se move sem a necessidade de um motorista, e saiba mais sobre a reinauguração do Laboratório de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da UFMG.

Em pauta

O Jornal da Fundep é uma publicação mensal, que busca divulgar informações atualizadas e relevantes sobre a instituição e contribuir para o fortalecimento da relação com os parceiros. Você pode conferir a edição virtual aqui. No site também estão disponíveis as demais edições do Jornal produzidas em 2010 e 2009.