CT Vacinas UFMG promove curso de edição de genomas

Postado em Cursos e Eventos
Representação da estrutura do DNA – crédito: Michael Strock

Formação é aberta a pesquisadores das áreas de biologia molecular, bioquímica e afins

O Centro de Tecnologia de Vacinas – CT Vacinas, formado por pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está com inscrições abertas, até o dia 6 de fevereiro, para o curso de edição de genomas com base na tecnologia CRISPR/CAS9. As inscrições para seleção podem ser feitas on-line, no site da Fundep.
O curso será realizado de 18 a 23 de fevereiro, e tem por objetivo mostrar as diversas aplicações dessa tecnologia, em especial no estudo de infecções e geração de parasitos com genes inativados para o desenvolvimento de vacinas.
A formação, que será ministrada por 10 pesquisadores que são referências internacionais na área, é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação em ciências biomédicas e áreas afins. Como pré-requisitos, deverão ter cursado disciplinas de graduação nas áreas de biologia molecular e bioquímica ou equivalentes.
O curso é divido em duas modalidades (1) teórica e (2) teórico/prática, possibilitando a apreciação da exposição teórica de pesquisadores que têm ampla vivência no processo de edição de genomas. Os alunos que escolherem a segunda modalidade poderão adquirir e atualizar conhecimentos sobre todo o processo envolvido em técnicas de manipulação de genomas. A segunda turma terá número reduzido de integrantes, para melhor aproveitamento da atividade prática.
A seleção será por análise de currículo, não presencial. Assim que realizada a inscrição na seleção, os candidatos estrangeiros deverão enviar o currículo para ctvacinas@gmail.com, aos cuidados de Elizabeth. Já os candidatos brasileiros deverão encaminhar, para o mesmo e-mail, o link do currículo Lattes. Em ambos os casos é indispensável informar para qual das modalidades (1) teórica ou (2) teórico/prática deseja realizar a seleção.
Diagnósticos e vacinas
O CT-Vacinas é um núcleo de pesquisas em biotecnologia, resultado de parceria estabelecida entre a UFMG, o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). O grupo dedica-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para produção de kits de diagnóstico e de vacinas contra doenças humanas e veterinárias. A Fundep realiza a gestão do CT Vacinas.
Fonte: ICB UFMG www.icb.ufmg.br