Curso: Next Generation Sequencing para Medicina Genômica

Postado em Cursos e Eventos

O curso teórico-prático Next Generation Sequencing para Medicina Genômica está direcionado a profissionais que atuam no ecossistema de inovação e saúde. O curso tratará as seguintes temáticas: (i) Metodologias de diagnóstico e prognóstico em diversas especialidades clínicas e de pesquisa que envolvam tecnologias de NGS em genômica e transcriptômica; (ii) Comparação conceitual, técnica e econômica entre métodos clássicos e de NGS; (iii) Implementação de um laboratório de NGS e terceirização das análises; (iv) Desenho experimental e preparação de bibliotecas considerando a relação entre material biológico, wetlab e drylab; (v) Análises bioinformáticas de dados de NGS; (vi) Interpretação de resultados e laudos baseados em tecnologias NGS. Este curso é um training packages da Mosaico Translational Genomics. Os training-packages formam parte da carteira de produtos da Mosaico e abordam temas de genômica humana e biologia computacional aplicadas à Medicina de Precisão, podendo ser customizados em função das necessidades dos clientes e de especialidades clínicas.
O curso é uma parceria entre o Laboratório de Diversidade Genética Humana (LDGH), grupo de pesquisa da UFMG reconhecido por sua excelência internacional em genética humana e biologia computacional, e a Mosaico Translational Genomics, que atua no ecossistema de inovação e saúde. Os organizadores do curso têm mais de uma década de experiência, acumulando um background de conhecimentos e computacional que garante a prestação de serviços diferenciados de training e outros produtos inspirados no conceito de qualidade total, combinando o máximo rigor científico com a aplicação crítica dos conceitos e ferramentas mais atuais da genômica e da biologia computacional aplicadas à saúde humana.

Clique aqui e faça sua inscrição!

Mais informações:
Professores: Professor Eduardo Tarazona Santos, PhD (UFMG), M.Sc. Rennan Moreira (UFMG), Thiago Peixoto Leal, PhD (UFMG), Wagner Magalhães (Instituto Mário Penna)
Público-Alvo: Profissionais das áreas laboratoriais, biomédica e de saúde, das áreas clínicas e epidemiológicas, envolvidos com a geração, análise e interpretação de dados de sequenciamento de nova geração.
Pré-Requisitos: Graduação em áreas das ciências biológicas e da saúde, com conhecimento prévio de Biologia Molecular. Disponibilidade de laptop para uso em aula.
Número de alunos: 20-30, Carga horária total: 35 horas
Período: 1° a 5 de agosto (intensivo)
Local: Instituto de Ciências Biológicas (G423, quarto andar)
Organização: Blga. Camila Zolini (camila.ldgh@gmail.com, UFMG, Mosaico Translational Genomics), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)