Cursos da UFMG têm foco no aprendizado da língua portuguesa

Postado em Cursos e Eventos
portuguesa

Concurseiros, estrangeiros e professores de Português são públicos de cursos oferecidos pela Faculdade de Letras (Fale). Inscrições devem ser feitas ainda este mês.

Português para concursos, português para estrangeiros e especialização no ensino da gramática são três cursos oferecidos pela Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais cujas inscrições devem ser feitas ainda este mês. Em diferentes níveis, dois na modalidade preparatória e um de especialização, os cursos voltam-se para públicos diversos, com auxílio das tecnologias de informação.

Nesta semana, encerram-se as inscrições para o curso de especialização em Gramática e Ensino: A Interação entre a Visão Gramatical e Abordagens Contemporâneas, que recebe inscrições até o próximo sábado (19). A atividade do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin Fale/ UFMG) é direcionada aos professores de língua portuguesa que atuam na educação básica (ensinos fundamental e médio), mas pode ser cursada por profissionais de outras áreas.

Os pré-requisitos para a especialização são graduação completa e aprovação no processo seletivo, explicitados no edital. O investimento total é de R$ 5.832,00, com parcelamento em até 24 vezes. Trabalhadores da rede pública de ensino têm 10% de desconto nas parcelas.

Ao todo são ofertadas 40 vagas, sendo 10% reservadas para bolsistas. O curso tem duração de 360 horas e início em 01/04, com término em 13 de julho de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e o resultado da seleção será divulgado no dia 21 de março, com conseguinte realização da matrícula.

Estrangeiros e concurseiros

Para estrangeiros, está sendo ofertado curso para a prática da Língua Portuguesa no Brasil, abordando competências como a leitura, escrita, fala e escuta. as aulas destinam-se a estrangeiros recém chegados ao País e aqueles que querem aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, com turmas do nível básico ao avançado.

Os encontros são na modalidade remota, porém síncronos com horários que variam de acordo com o nível das turmas. As matrículas podem ser realizadas até 23 de março e o início da aulas é previsto para 4 de abril. Para ingressar no curso não há nenhum pré-requisito, apenas um teste de nivelamento para os alunos que desejam iniciar a partir do nível Básico II. O investimento é de R$ 840,00, pago em parcela única com vencimento no dia posterior a matrícula.

Por fim, estão abertas as matrículas para o curso Português para Concursos, em formato on-line assíncrono, ou seja com aulas gravadas que podem ser acessadas em qualquer horário. Com objetivo de preparar os alunos para concursos e aprofundar os conhecimentos gramaticais, o curso aceita matrículas até 23 de março. Não há pré-requisitos para realização e o investimento total é de R$ 280,00 à vista.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GRAMÁTICA E ENSINO

Período de inscrição: 09 a 19 de março