Um quinto da população mundial será de idosos até 2050, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, que já tem a quinta maior população de idosos do mundo, o contingente de pessoas com mais de 65 anos será maior que o de crianças de 0 a 14 anos em menos de dez anos (2030), de acordo com o Ministério da Saúde, provocando pressão sobre o sistema de saúde e previdência social.
Por outro lado, segundo o Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGG) da UFMG, “a formação médica especializada em Geriatria ainda é precária no Brasil. Os serviços especializados em saúde do idoso são escassos e as universidades brasileiras não estão preparadas para a nova realidade demográfica e epidemiológica do Brasil. Portanto, é indispensável a disponibilização de cursos em Geriatria, com foco na prática clínica, do tipo treinamento profissional, com o objetivo de qualificar o atendimento a idosos nas Redes de Atenção à Saúde”.
Por isso, o NUGG está oferecendo três opções de cursos, do nível básico à pós-graduação, para profissionais da saúde que visam aumentar sua resolutividade no atendimento a idosos. O conteúdo abrange os aspectos mais relevantes do processo de envelhecimento e da saúde do idoso.
O curso Geriatria Aplicada à Prática Clínica: uma mudança de paradigma será ofertado na modalidade EAD. Aberto a todos os profissionais de saúde com graduação, o curso inicia-se pela a avaliação da saúde do idoso, seguido pelas estratégias de prevenção de doenças e incapacidades, com aprofundamento na abordagem das alterações da cognição, demências, transtorno do humor, psicoses, alterações comportamentais, delirium, principais condições neurológicas, sarcopenia, instabilidade postural, quedas, osteoporose, incontinência esfincteriana, imobilidade e manejo correto das comorbidades múltiplas, com foco na prevenção da iatrogenia.
A finitude e os cuidados paliativos também são discutidos. O curso é oferecido nas modalidades básica, avançada e completa, dependendo do interesse do profissional. Mais informações aqui.
Para médicos
Outros dois cursos são ofertados apenas para profissionais médicos. O Programa Fellowship em Geriatria do HC 2022 destina-se à formação de médicos para atendimento integral do idoso, particularmente de idosos frágeis, em serviço especializado de Geriatria e Gerontologia, em todos os cenários de atenção à saúde, como ambulatórios, clínicas, instituição de longa permanência, hospitais, serviços de cuidados paliativos e atendimento domiciliar. Destina-se também ao desenvolvimento de tecnologias de gestão de serviços voltados para o atendimento a idosos. Mais informações aqui.
Já o curso de Imersão em Geriatria busca qualificar o atendimento geriátrico especializado e interdisciplinar ao idoso frágil, com foco na micro e macro gestão da clínica. O curso é de tipo treinamento profissional de curta duração. Para mais informações, clique aqui.
O Hospital das Clínicas da UFMG é referência brasileira no atendimento especializado a idosos frágeis, operacionalizado pelo Serviço de Geriatria, que representa o braço assistencial do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG. (NUGG). São 25 anos de experiência no atendimento a idosos frágeis, associada à extensa formação de médicos especialistas na área de Geriatria e Gerontologia. A gestão dos cursos é da Fundep.
Serviço
Programa de Fellowship em Geriatria do HC-UFMG – 2022
Público: profissionais médicos.
Inscrições à seleção: até 01/03/2022
Matrícula: 02/03/2022 a 10/03/2022
Curso de Imersão em Geriatria do HC-UFMG.
Público: profissionais médicos.
Inscrições na seleção: até 01/03/2022
Matrícula: 02/03/2022 a 10/03/2022
Geriatria Aplicada à Prática Clínica: uma mudança de paradigma (EAD) – 2022
Público: profissionais da saúde
Inscrições: até 15/03/2022