De São Paulo para Minas Gerais

Como resultado de uma parceria entre a UFMG e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety) será ministrado em Belo Horizonte pela primeira vez. A Especialização, que já é oferecida em São José dos Campos e no Rio de Janeiro, chega a Minas Gerais neste semestre por intermédio da Fundep, que executa a gestão administrativo-financeira da iniciativa.

Para conhecer o projeto, profissionais do ramo e alunos da graduação e da pós-graduação da Universidade assistiram, em 9 de agosto, a uma apresentação do professor Donizeti de Andrade, que coordena os cursos de Mestrado Profissional (MP-Safety) e especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do ITA. Durante a palestra, realizada no auditório da Fundep, os participantes puderam conhecer a proposta, bem como vislumbrar o cenário da aeronáutica no país e seus atuais desafios.

Terreno fértil

Nas palavras do coordenador, trata-se de um setor bastante complexo, para o qual o investimento em ações educacionais e de formação especializada é estratégico. Quanto à oferta do curso na capital mineira, o professor Donizeti chama atenção para o potencial de Belo Horizonte nesse segmento. “Juntamente com Lagoa Santa, a cidade forma um polo aeronáutico com boa imagem de marca, principalmente na área de manutenção. Além disso, a região abriga tripulantes e profissionais de diversas linhas aéreas”, avalia.

O conteúdo programático é o mesmo em todas as localidades, sendo que, em BH, três disciplinas – Fundamentos de Engenharia Aeronáutica, Manutenção de Sistemas Aeronáuticos e Metodologia do Trabalho Científico – serão ministradas por docentes do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG. Professores do referido departamento da Universidade serão responsáveis, ainda, por orientar os trabalhos de conclusão de curso, sob a coordenação de professores do ITA.

Parceria

Coube à Fundação o papel de interlocutora entre as duas instituições, fazendo uma ponte entre os setores aeronáuticos do ITA e da UFMG. “Também estamos negociando a vinda do Mestrado Profissional e construindo novos processos de contratação da Fundep pelo ITA para a gestão do MP e do PE”, explica a gerente de Negócios, Anna Sophia Candiotto.

Outra atribuição da Fundep diz respeito à negociação junto aos clientes interessados em adquirir vagas para o PE. Segundo a gerente de Propostas, Joice Soares Araújo da Silva, há um forte trabalho de divulgação nesse sentido.

“Para concretizar essa iniciativa, enfrentamos desafios como delimitar a participação dos profissionais das duas instituições, bem como captar interessados em um curso inédito em BH”, afirma o analista da Gerência de Negócios Bruno Rafaelle do Monte.

A Fundação é responsável, ainda, por disponibilizar o site para recebimento das inscrições e matrículas e dar atendimento aos interessados e alunos, bem como efetuar cobrança dos alunos inadimplentes.

Os esforços da equipe Fundep são percebidos como um diferencial pelo professor Donizeti. “A parceria com a Fundação é sine qua non para as ofertas que temos. O fato de a Fundep ter sua sede em BH e de haver um apoio por parte de seus tomadores de decisão para as iniciativas da coordenação do curso são fatores-chaves de sucesso em empreendimentos como esse.”