Editais – Ação de Formação Artística e Cultural

Postado em Editais

A Fundep abre inscrições para receber propostas para o projeto Arena da Cultura da Escola Livre de Artes, da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Os candidatos deverão apresentar proposta para realizar as atividades e oficinas abaixo.
As ações serão realizadas entre abril e dezembro de 2018.
Inscrições até 2 abril de 2018.
Confira os editais:
Edital de seleção de propostas de atividades de Brinquedos e Brincadeiras
Os Encontros de Brinquedos e Brincadeiras têm como objetivo identificar, preservar e valorizar as manifestações relacionadas à Cultura da Infância em toda sua diversidade. Para essas atividades, podem ser utilizadas diversas expressões artísticas, construção de brinquedos e elementos da cultura popular como mediação para trabalhar a memória, as fantasias, lendas e mitos presentes nos imaginários das crianças e no cotidiano das comunidades às quais pertencem. Os encontros serão realizados entre abril e dezembro de 2018, incluindo execução e avaliação. Serão encontros semanais, com carga horária variável entre 1h30min a 2h semanais.
Edital de seleção de propostas de Oficinas de Dança
Modalidade I: Curta Duração – Oficinas de Sensibilização: aulas de 1h30min ou 2h distribuídas em um ou dois dias da semana, totalizando 24 horas-aula. Tais oficinas são norteadas por ementas específicas e podem abarcar públicos de diferentes faixas etárias, inclusive crianças.
Modalidade II: Longa Duração – Módulos semestrais que compõem o processo de formação organizado ao longo de quatro anos e abarcam um público diverso, entre jovens, homens e mulheres adultos (as) e idosos (as). As oficinas serão realizadas entre abril e dezembro de 2018, incluindo sua execução e avaliação.
Edital de seleção de propostas de oficinas de Design Popular
Oficinas de Sensibilização: carga horária variando entre 2h a 4h semanais, distribuídas em uma ou duas vezes por semana, totalizando entre 24 e 42 horas.
Edital de seleção de propostas de oficinas de Patrimônio Cultural
Oficinas de Curta Duração: carga horária variando de 2h a 4h semanais, distribuídas em uma ou duas vezes por semana, totalizando 24 horas.
Curso de formação em Patrimônio Cultural: módulo de aprofundamento/especialização com carga horária média de 6h semanais, duas vezes por semana, em dias variados, totalizando 189 horas.
As especializações serão ofertadas a partir das demandas percebidas entre os alunos do curso de longa duração, alunos de outras áreas do Arena, demandas de outras áreas da prefeitura de Belo Horizonte e demanda da cidade de forma geral. Alguns eixos possíveis: Artes e cultura da infância; fazeres manuais: fibras, tecidos e linhas; Documentação da memória; Linguagem, literatura e oralidade mineira; Culinária mineira: ervas e raízes.
Edital de seleção de propostas de oficinas de Teatro e Circo
Para oficina de Práticas Circenses:
Modalidade 01 – Acrobacias de solo, obrigatórias; manipulação de objetos e/ou equilibrismo.
Modalidade 02 – Acrobacias aéreas (Tecido e/ou Lira e/ou Trapézio Fixo) obrigatórias; manipulação de objetos e/ou equilibrismo.
Para oficinas de formação em Teatro: atuação e Preparação Vocal: os candidatos deverão apresentar proposta para uma Oficina de Atuação e Preparação Vocal (duração de 24 horas com 8 ou 12 encontros). Atuação e Preparação corporal: os candidatos deverão apresentar proposta para uma Oficina de Atuação e Preparação Corporal (duração de 24 horas com 8 ou 12 encontros).