As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet
O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou edital para o preenchimento de 35 vagas do programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde nas áreas de concentração Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente (7 vagas), Saúde do Idoso (18 vagas) e Saúde Cardiovascular (10 vagas). Podem concorrer profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional, de acordo com as especificidades de cada área. As inscrições estão abertas até o dia a 20 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página da Fundep, responsável pela organização do processo seletivo, para o preenchimento de vagas do programa de Residência Integrada Multiprofissional para o Hospital das Clínicas e pra o Hospital Risoleta Tolentino Neves por meio do endereço eletrônico.
O processo seletivo será realizado em duas etapas, a primeira de forma presencial, composta por prova de conhecimentos gerais em saúde pública e específica por área profissional escolhida pelo candidato, com valor de 80 pontos, e a segunda por análise curricular, com valor de 20 pontos.
O profissional da saúde residente receberá mensalmente, durante todo o Programa de Residência, uma bolsa trabalho de R$ 3.330,43, conforme portaria interministerial nº 3, de 16 de março de 2016. A oferta de bolsa supracitada, para os candidatos aprovados, está condicionada à disponibilidade de recursos financeiros e orçamentários do Ministério da Educação, que é o financiador das bolsas do Programa de Residência Integrada Multiprofissional do HRTN/HC/ UFMG.
A Residência Integrada Multiprofissional do HC-UFMG, que completa 10 anos em 2020, visa promover o desenvolvimento de profissionais de saúde para atuarem na atenção à saúde do idoso, saúde cardiovascular e no cuidado humanizado da criança e do adolescente.
“Os residentes estão trabalhando ativamente durante a pandemia, sendo um momento de grande aprendizado uma vez que é uma doença nova que exige muita pesquisa e aquisição de novos conhecimentos”, ressalta Marcella Assis, coordenadora da Residência Multiprofissional do HC-UFMG.
Segundo o coordenador da Residência Multiprofissional do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Gilberto Simeone, “os candidatos selecionados no processo irão compor uma equipe com diferentes perfis de trabalhadores e, em um hospital 100% SUS, terão ricos aprendizados diante da diversidade de pacientes e casos. O Risoleta possui uma das poucas residências organizadas por linhas de cuidado, possibilitando que os residentes tenham uma visão ampla do cuidado em saúde e de todo o percurso para o tratamento do paciente, a chamada integralidade, em que há responsabilização multiprofissional pelo usuário”, explica.
O edital e as instruções para realização de inscrições podem ser acessados neste link.