Hospitais universitários da UFMG divulgam edital para residência multiprofissional

Postado em Editais
Um grupo de médicos usando máscara na frente do Hospital Risoleta Tolentino Neves
Residentes do Hospital Risoleta Toletino Neves, hospital gerenciado pela UFMG e Fundep.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou edital para o preenchimento de 35 vagas do programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde nas áreas de concentração Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente (7 vagas), Saúde do Idoso (18 vagas) e Saúde Cardiovascular (10 vagas). Podem concorrer profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional, de acordo com as especificidades de cada área. As inscrições estão abertas até o dia a 20 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página da Fundep, responsável pela organização do processo seletivo, para o preenchimento de vagas do programa de Residência Integrada Multiprofissional para o Hospital das Clínicas e pra o Hospital Risoleta Tolentino Neves por meio do endereço eletrônico.
O processo seletivo será realizado em duas etapas, a primeira de forma presencial, composta por prova de conhecimentos gerais em saúde pública e específica por área profissional escolhida pelo candidato, com valor de 80 pontos, e a segunda por análise curricular, com valor de 20 pontos.
O profissional da saúde residente receberá mensalmente, durante todo o Programa de Residência, uma bolsa trabalho de R$ 3.330,43, conforme portaria interministerial nº 3, de 16 de março de 2016.  A oferta de bolsa supracitada, para os candidatos aprovados, está condicionada à disponibilidade de recursos financeiros e orçamentários do Ministério da Educação, que é o financiador das bolsas do Programa de Residência Integrada Multiprofissional do HRTN/HC/ UFMG.
A Residência Integrada Multiprofissional do HC-UFMG, que completa 10 anos em 2020, visa promover o desenvolvimento de profissionais de saúde para atuarem na atenção à saúde do idoso, saúde cardiovascular e no cuidado humanizado da criança e do adolescente.
“Os residentes estão trabalhando ativamente durante a pandemia, sendo um momento de grande aprendizado uma vez que é uma doença nova que exige muita pesquisa e aquisição de novos conhecimentos”, ressalta Marcella Assis, coordenadora da Residência Multiprofissional do HC-UFMG.
Segundo o coordenador da Residência Multiprofissional do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Gilberto Simeone, “os candidatos selecionados no processo irão compor uma equipe com diferentes perfis de trabalhadores e, em um hospital 100% SUS, terão ricos aprendizados diante da diversidade de pacientes e casos. O Risoleta possui uma das poucas residências organizadas por linhas de cuidado, possibilitando que os residentes tenham uma visão ampla do cuidado em saúde e de todo o percurso para o tratamento do paciente, a chamada integralidade, em que há responsabilização multiprofissional pelo usuário”, explica.
O edital e as instruções para realização de inscrições podem ser acessados neste link.