“Participar da SBPC é uma oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido pela Fundep, realizar benchmarking junto a instituições do mesmo segmento, prospectar novas oportunidades de atuação e estreitar laços com importantes parceiros.” Com essas palavras a gerente de Negócios da Fundação, Anna Sophia Candiotto, explica a presença da Fundep na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre 10 e 15 de julho, na Universidade Federal de Goiás (UFG).
O contato com o público proporciona o fortalecimento da imagem institucional da Fundep e favorece a divulgação de seus serviços, com destaque para o Financiar. “Mais uma vez, o sistema foi o produto mais procurado nas prospecções realizadas durante a SBPC, que reúne pesquisadores e representantes de instituições de ensino, muitos dos quais interessados por mecanismos de busca de financiamentos de projetos. Com a visita ao nosso estande para conhecer mais sobre o Financiar, as pessoas também são apresentadas às diferentes formas de atuação da Fundep. Entre as entidades que nos procuraram está a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia”, explica.
Segundo o analista de Negócios Bruno Rafaelle do Monte, foi possível perceber a receptividade do público ao trabalho da Fundep e o papel de referência da instituição na área. “Recebemos a visita do professor Mario Neto, presidente da Fapemig e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que enfatizou a importância de nossa presença na SBPC e chamou atenção para o Financiar”, lembra Bruno.
A reunião
Com o tema “Cerrado: água, alimento e energia”, a 63ª Reunião Anual recebeu 8.886 inscrições de todos os Estados brasileiros. A programação sênior contou com 438 palestrantes, que participaram das 174 conferências, mesas redondas, simpósios e encontros que se realizaram durante a semana.
A ExpoT&C agrupou 135 instituições e 90 expositores, em um espaço de seis mil metros quadrados. A SBPC Cultural realizou mais de 70 atividades e teve um público médio de 5 mil pessoas por dia. Já a SBPC Jovem teve um público de 4.500 pessoas.