Espaço do Conhecimento e Museu de História Natural e Jardim Botânico voltam a receber turistas e visitantes já neste fim de semana, com atenção às normas de biossegurança.
Com o avanço do plano de retorno da UFMG, espaços físicos da Universidade abertos à comunidade retornam suas atividades presenciais neste fim de ano. Esse é o caso do Espaço do Conhecimento e do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB). Além disso, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG) sediará a 3ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, em parceria com outras instituições.
Na etapa 2 do plano de retorno, os espaços físicos da UFMG retornam com 40% da sua capacidade, seguindo os protocolos de segurança e cumprindo as medidas de distanciamento social. Com a suspensão das atividades físicas desde março de 2020, o retorno presencial foi implementado com base nos indicadores da situação epidemiológica em Belo Horizonte, as taxas e tendência de incidência da covid-19 em Minas Gerais e nas cidades que abrigam os campi da UFMG.
Com o retorno, visitantes de diversas idades podem conferir a programação dos espaços UFMG, que conectam cultura, ciência, botânica, história e arte, com visitas guiadas por mediadores. Além disso, o público pode aproveitar as férias escolares para fazer atividades físicas com crianças, no evento sediado no CTE, que comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 03 de dezembro, e convida crianças de 8 a 17 anos para experimentar atividades esportivas paralímpicas.
Confira abaixo como aproveitar a programação dos espaços físicos da UFMG.
Espaço do Conhecimento UFMG
O Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, apoiado Fundep, reabre para visitação com limitação a partir desta semana. Com exceção do Planetário, todos os andares receberão até 12 visitantes simultaneamente, com limite de visitação de 120 pessoas por dia.
Com uso obrigatório de máscara e distanciamento social de 1,5 metros, os passeios guiados serão contemplativos e sem interação. O horário de funcionamento é de quinta-feira a domingo, das 12h às 17h, e aos sábados, das 12h às 19h.
Museu de História Natural e Jardim Botânico
A visitação ao Presépio do Pipiripau, localizado no bairro Santa Inês, ocorre de sexta a domingo, com limitação máxima de 10 pessoas por sessão. Para acessar os espaços físicos do Museu, é preciso agendar sua visita pelo portal do MHNJB, sendo que cada visitante pode retirar até 3 ingressos para uma única apresentação.
As medidas de segurança, como o uso da máscara, higienização das mãos e manutenção do distanciamento, também precisam ser seguidas. As demais exposições, incluindo a visita na mata, permanecerão fechadas ao público.
Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG)
O CTE- UFMG sedia neste sábado (04), das 8h30 às 14h, o Festival Paralímpico da Loterias Caixa, junto com instituições em outras 69 cidades em todo o Brasil, organizado sob as diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Comemorado após o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o evento, destinado para o público infantil, convida crianças com necessidades especiais para praticar atividades físicas, explorando as atividades paralímpicas de atletismo, voleibol sentado e bocha. Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário.