Espaços da UFMG retomam suas atividades presenciais em dezembro

Presépio do Pipiripau, do MHNJB/ UFMG. Foto: Alexandro Ribeiro/ Divulgação.

Espaço do Conhecimento e Museu de História Natural e Jardim Botânico voltam a receber turistas e visitantes já neste fim de semana, com atenção às normas de biossegurança.

Com o avanço do plano de retorno da UFMG, espaços físicos da Universidade abertos à comunidade retornam suas atividades presenciais neste fim de ano. Esse é o caso do Espaço do Conhecimento e do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB)Além disso, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG) sediará a 3ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, em parceria com outras instituições.

Na etapa 2 do plano de retorno, os espaços físicos da UFMG retornam com 40% da sua capacidade, seguindo os protocolos de segurança e cumprindo as medidas de distanciamento social. Com a suspensão das atividades físicas desde março de 2020, o retorno presencial foi implementado com base nos indicadores da situação epidemiológica em Belo Horizonteas taxas e tendência de incidência da covid-19 em Minas Gerais e nas cidades que abrigam os campi da UFMG.

Com o retorno, visitantes de diversas idades podem conferir a programação dos espaços UFMG, que conectam cultura, ciência, botânica, história e arte, com visitas guiadas por mediadoresAlém disso, o público pode aproveitar as férias escolares para fazer atividades físicas com crianças, no evento sediado no CTE, que comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 03 de dezembro, e convida crianças de 8 a 17 anos para experimentar atividades esportivas paralímpicas.

Confira abaixo como aproveitar a programação dos espaços físicos da UFMG.

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, apoiado Fundep, reabre para visitação com limitação a partir desta semana. Com exceção do Planetário, todos os andares receberão até 12 visitantes simultaneamente, com limite de visitação de 120 pessoas por dia.

Espaço do Conhecimento UFMG na Praça da Liberdade/ BH. Fotografia realizada para o projeto www.museubrasil.org, com patrocínio da Petrobras.

Com uso obrigatório de máscara e distanciamento social de 1,5 metros, os passeios guiados serão contemplativos e sem interação. O horário de funcionamento é de quinta-feira a domingo, das 12h às 17h, e aos sábados, das 12h às 19h.

Museu de História Natural e Jardim Botânico

A visitação ao Presépio do Pipiripau, localizado no bairro Santa Inês, ocorre de sexta a domingo, com limitação máxima de 10 pessoas por sessão. Para acessar os espaços físicos do Museu, é preciso agendar sua visita pelo portal do MHNJB, sendo que cada visitante pode retirar até 3 ingressos para uma única apresentação.

As medidas de segurança, como o uso da máscara, higienização das mãos e manutenção do distanciamento, também precisam ser seguidas. As demais exposições, incluindo a visita na mata, permanecerão fechadas ao público.

Foto: Lucas Braga/UFMG.

Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG)

O CTE- UFMG sedia neste sábado (04), das 8h30 às 14h, o Festival Paralímpico da Loterias Caixa, junto com instituições em outras 69 cidades em todo o Brasil, organizado sob as diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Comemorado após o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o evento, destinado para o público infantil, convida crianças com necessidades especiais para praticar atividades físicas, explorando as atividades paralímpicas de atletismo, voleibol sentado e bocha. Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário.

Foto: CPB – Daniel Zappe/ MPIX