Estação Ecológica da UFMG lança plano de manejo para os próximos cinco anos

Postado em Projetos
Estação Ecológica da UFMG tem apoio Fundep na gestão de atividades. Créditos: Acervo da Estação Ecológica da UFMG/ Divulgação.

Documento destaca desafios, oportunidades e questões socioambientais e históricas relacionadas à área de conservação que abriga ensino, pesquisa e extensão.

A Estação Ecológica da UFMG lançou seu plano de manejo para os próximos cinco anos, que visa à valorização da riqueza biológica, histórica e cultural dessa importante área de conservação ambiental do campus Pampulha e da cidade de Belo Horizonte.

OPlano de Manejo da Estação Ecológica da UFMG: desafios e oportunidades para os anos 2022-2027 será instrumento de gestão e de planejamento das atividades. O documento detalha aspectos relacionados, por exemplo, às ações do Programa de Extensão Estação Ecológica (Proeco), às atividades de pesquisadores da UFMG e de outras instituições, aos valores histórico-culturais, à vegetação, à hidrografia e à infraestrutura física.

O documento visa também contribuir para o cumprimento de objetivos regimentais e o fortalecimento da relação da Estação com as comunidades interna e externa.

A elaboração do Plano de Manejo foi iniciada em fevereiro de 2021 no seminário de pesquisa e extensão Oportunidades e desafios para a conservação de áreas verdes urbanas: o exemplo da Estação Ecológica da UFMG, que estimulou reflexões sobre a importância ambiental, histórico-cultural e arqueológica da área de conservação.

Vista aérea da Estação Ecológica. Créditos: Acervo UFMG/ Divulgação.
30 anos

Vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG, a Estação Ecológica reúne características dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, e contribui para a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Estação ocupa área de 114 hectares tombada em 1992 pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH).

Em novembro de 2022, a Estação comemora 30 anos e uma série de eventos está sendo preparada para celebrar a data.

O apoio Fundep

As questões ambientais têm ganhado cada vez mais destaque na sociedade. A Estação, como espaço de ciência dentro da universidade, tem papel fundamental na divulgação científica. As atividades voltadas a educação ambiental são necessárias à medida que se busca uma sociedade mais consciente e reflexiva.

O apoio Fundep se faz presente, principalmente, no Proeco. Elaborado em 2000, o programa visa expandir as atividades interdisciplinares e articulações interinstitucionais realizada pela Estação Ecológica. Os principais projetos que compõem o Proeco são: Caminhadas Ecológicas; Natureza em Movimento; e o projeto Vida, todos ativos. Além de contar com a implementação, já iniciada, dos projetos Jardim Sensorial da Estação Ecológica da UFMG e Estação Ecológica vai à Escola.

A Fundação de Apoio da UFMG auxilia na manutenção do funcionamento das atividades da Estação, como atividade de extensão com foco social-comunitário e espaço de ciência dentro da Universidade.

Com Assessoria de Comunicação da Proex