Encontro Ciência: O elemento X para meninas superpoderosas

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

No dia 27/03, quarta-feira, acontece, no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, o encontro Ciência: O elemento X para meninas superpoderosas.
Voltado a meninas e mulheres de 14 a 24 anos, a proposta é inspirar e incentivar vocações e carreiras científicas. Dados da Unesco mostram que, de dez pesquisadores no mundo, apenas três são mulheres. Esse índice é ainda mais baixo quando se trata das áreas de ciências exatas.
Será uma conversa entre duas pesquisadoras com histórias bem diferentes: Kelly Cristina Martins Faêda, doutora em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, e Laura da Silva Krueger, estudante de psicologia.
Juntas, as pesquisadoras pretendem mostrar a ciência como uma ferramenta poderosa e que precisa de mais mulheres envolvidas.
Evento promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), por meio do Programa POP Ciência, a Fapemig e o Museu Ponto UFMG.

A entrada é franca mediante inscrição no Sympla. *Sujeito a lotação do espaço.
Para aqueles que gostariam de acompanhar e não estão em Belo Horizonte, as palestras serão transmitidas ao vivo nas unidades UAITEC. A gravação das palestras estará disponível para acesso no canal do Museu Itinerante Ponto UFMG.

Programação completa

14h30 – Credenciamento
15h – Abertura institucional e orientações aos presentes
15h10 – Laura da Silva Krueger, estudante de escola pública estadual, no 9° ano do Ensino Fundamental foi premiada no 1° lugar da categoria de EF na 16° UFMG Jovem. No 1° ano do Ensino Médio iniciou a pesquisa sobre a Síndrome de Burnout financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com orientação da Prof. Lívia de Oliveira Borges (FAFICH/UFMG), tendo como sujeito de pesquisa o adoecimento mental em professores de uma escola da rede pública de Belo Horizonte. Atualmente cursa o 1° ano do curso de Psicologia na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.
15h35 – Kelly Cristina Martins Faêda, professora adjunto II da PUC Minas e graduada em Física pela PUC (2007), mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2011) e doutora em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2015).
15h55 – Debate/abertura para perguntas
16h15 – Encerramento
Mediação de Alessandra Ribeiro, jornalista do Programa de Comunicação Científica da FAPEMIG e produtora do livro “Mulher faz ciência: dez mulheres, muitas histórias”. Para ela, discutir mulheres e meninas na ciência permite reconhecer o trabalho que as mulheres vêm desempenhando no Brasil e do mundo.