Fundep

Exposição internacional traz obras de arte, ciência e tecnologia como resposta aos desafios do mundo atual

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Obra “Emancipacíon Microbiana”, da mexicana Maro Pebo
Obra “Emancipacíon Microbiana”, da mexicana Maro Pebo, é um dos destaques da exposição (Foto: MM Gerdau)

Exposição reúne ao todo 9 obras inéditas e potentes e apresenta trabalhos de artistas brasileiros e de nomes internacionais de destaque. A Fundep é parceira da iniciativa.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal inaugurou a exposição “CoMciência – Cristais do Tempo” no dia 8 de dezembro, data que também marcou a retomada de suas atividades presenciais. Desta vez a ocupação dos espaços expositivos do MM Gerdau com arte, ciência e tecnologia teve como tema proposto aos artistas “Cristais do tempo: emergências nas fissuras do presente”. A definição de um futuro a partir de um presente demasiadamente complexo nos leva a refletir que é necessário pensar um tempo mais propositivo, reconstruindo nossa proposta de humanidade e coletividade, sendo a arte e a tecnologia meios legítimos para isso. A Fundep é parceira na iniciativa, juntamente com o Festival de Arte Digital (FAD) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Para isso, os curadores do edital Tadeus Mucelli e Alexandre Milagres selecionaram 9 obras inscritas no Edital “CoMciencia”, que inspiram e refletem o momento que vivemos, modificam nossa relação com o tempo presente, mudam nossa percepção com os outros, com o planeta, com o visível e o invisível, e, sobretudo, com as memórias que construímos e compartilhamos. A exposição é o resultado de um edital que recebeu 269 inscritos dos 06 continentes do mundo, sendo 20 % de inscrições estrangeiras e 75% de propostas inéditas.
A mostra materializa a proposta do edital de fomentar um debate ao apresentar obras criadas e pensadas a partir do convite e da provocação artística de se construir questionamentos e reflexões para mudarmos o mundo em que estamos vivendo, para que seja possível viver um futuro distinto. O edital conquistou um crescimento representativo em relação a primeira edição, realizada em 2019, chegando a receber inscrições de 28 países, além de projetos de artistas de 17 estados das 5 regiões brasileiras.
Dentre todos os trabalhos selecionados, três deles ocuparão presencialmente o espaço expositivo do museu: “Reflexion: In Sync / Out of Sync”, da colombiana Claudia Robles-Angel; “Vegetal Reality Shelter (VRS)”, do brasileiro Guto Nóbrega; e “Emancipacíon Microbiana”, da mexicana Maro Pebo. Já no espaço virtual www.programacomciencia.org.br, o público poderá visitar mais seis obras que integram a exposição, sendo três delas de artistas brasileiros – “Estrelas no Deserto”, de Felipe Carrelli;  “obs-cu-ra”, de Bruno Alencastro; “O Ceú na Terra”, de Luciana Ohira e Sérgio Bonilha – e outras três de artistas internacionais: “Untangling Noises of Matter”, do holandês Louise Braddock Clarke; “Silver Tree: the sounds of wind through the crystalline forest”, “Saturn’s Breath” e “Think Like a Mountain”, da australiana Penelope Cain; e “The universe according to Dan Buckley”, do canadense Roberto Santiaguida.
A exposição “CoMciência – Cristais do Tempo” pode ser conferida às quintas e sextas, das 16h às 20h; e nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
 
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
– Usar a máscara cobrindo nariz e boca;
– Fazer sua medição de temperatura ao entrar;
– Pessoas com temperaturas acima de 37,8C não poderão entrar no prédio;
– Higienizar as mãos ao entrar e ao longo da visita;
– Respeitar a distância de 2 metros entre pessoas;
– Circular respeitando o percurso definido para visita;
– Respeitar a capacidade de pessoas em cada ambiente;
– Não tocar nas exposições;
– Não consumir alimentos e bebidas;
– Trazer apenas o necessário para a visita, o guarda-volumes não estará disponível;
– O elevador estará disponível apenas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Use as escadas.
 
PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS:  http://programacomciencia.org.br/
Exposição “CoMciência – a partir de 08/12:
Horário de visitação presencial:
– Quinta e sexta, das 16h às 20h;
– sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h;
Tradução em LIBRAS disponível para as obras virtuais que compõe a exposição;

Pular para o conteúdo