Estabilidade, facilidade de utilização, transparência e agilidade nos processos. Esses são os principais objetivos do novo Sistema de Compras da Fundep. Com utilização iniciada nesta segunda-feira, a ferramenta foi totalmente refeita e busca garantir eficiência e satisfação aos parceiros.
O novo sistema mantém os dados e funcionalidades do mecanismo anterior, mas com um novo layout – mais dinâmico e amigável – e organizados de forma a garantir acesso e utilização mais rápidos, interativos e seguros. Na primeira etapa de lançamento, foram disponibilizados o novo Portal de Compras (onde os fornecedores enviam suas cotações, acompanham os processos de compra, suas ordens de fornecimento e pagamentos de notas) e parte do sistema de uso interno.
Agilidade e segurança
A ferramenta permite a realização de todas as aquisições nacionais de bens e serviços para projetos. Nela são montados os lotes de compras, realizadas as cotações e a compra em si. Além disso, conta com um mecanismo de acompanhamento dos fornecedores no que diz respeito ao tempo de entrega das mercadorias, cumprimento de prazos e qualidade dos produtos e controla o cronograma de Licitações da Fundação.
Segundo o gerente do Centro de Informações, Ramon Azevedo, os principais benefícios do novo sistema são a estabilidade para o acesso e a realização de operações e a facilidade, tanto para os colaboradores como para os fornecedores. O gerente de Compras, Weliton Maia, chama atenção para o ganho em segurança institucional, uma vez que foi feito um grande investimento em proteção das informações. “Todos os integrantes da equipe de Compras foram treinados e alguns puderam atuar como multiplicadores no Hospital Risoleta Tolentino Neves, no Campus 2000 e na própria sede. O sistema conta com uma nova plataforma e esperamos que contribua de forma eficaz para o trabalho”, ressalta Weliton.
Para conhecer melhor o funcionamento do novo Portal de Compras, consulte o tutorial explicativo disponível no http://portaldecompras.fundep.ufmg.br/. Em caso de dúvidas ou dificuldades, a Gerência de Compras estará à disposição por meio do email compras@fundep.ufmg.br.
GPF.Net
O novo Sistema de Compras parte de um grande projeto de migração da plataforma de tecnologia da Informação da Fundep, que tem como produto um conjunto de sistemas online de gestão de projetos: o GPF.Net. Com ele, todos os diferenciais do gerenciamento de recursos da instituição foram repaginados, ampliados e otimizados.