Ferramenta constrói árvore genealógica com doenças familiares

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Entender a estrutura de uma família e as relações genéticas que se manifestam ao longo de sua história é fundamental para a prevenção e tratamento de doenças. Geralmente, os profissionais de saúde levantam esses dados e arquivam o material no prontuário do paciente. Mas papel, caneta e desenhos à mão não combinam com a dinâmica da medicina e muito menos com o universo tecnológico dos pacientes, não é mesmo?

Pensando nisso, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina, em parceria com o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criou a plataforma Álbum de Família. O software facilita a visualização dos dados ao apresentar de maneira realista uma revisão do passado familiar e dos potenciais problemas de saúde.

Com a ferramenta, médicos e até pacientes podem criar, manipular e compartilhar as informações. É só acessar o site do Álbum de Família e desenhar o genograma: montar a representação familiar e fazer os cruzamentos dos históricos dos parentes para, assim, identificar possíveis problemas de saúde do paciente.

Desenvolvido com recursos do Ministério da Saúde, o software mantém seus códigos abertos, o que permite que outras instituições possam adotá-lo e realizar adaptações de acordo com suas necessidades. A ideia é democratizar o acesso à ferramenta para profissionais, estudantes e pacientes por meio de uma estrutura prática e linguagem simples.

A Fundep é parceira de longa data do Nescon.

O genograma

Popularizado pelos pesquisadores Monica McGoldrick e Randy Gerson, o genograma tem sido utilizado em ambientes de atenção à saúde desde 1985, com larga aplicação em saúde da família. Pode ser utilizado na caracterização e cadastramento dos grupos familiares na Estratégia de Saúde de Família (ESF), para facilitar ações de promoção à saúde da comunidade e prevenção de agravos. Também permite visualização do processo de adoecimento e das principais enfermidades que acometem os membros de uma família, facilitando a prescrição de terapias.

A ferramenta está disponível em albumdefamilia.nescon.medicina.ufmg.br