Fundep: 35 anos de apoio à construção do conhecimento

Há 35 anos, no dia 13 de fevereiro de 1975, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) começou a escrever sua história. Foi nessa data que iniciou sua missão de apoiar as atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e trabalhar na busca de parcerias que gerassem novos conhecimentos e contribuíssem para o desenvolvimento do País.
Desde sua criação, a Fundação assistiu a um grande fluxo de pessoas e idéias, num movimento contínuo de construção, mudanças e inovações. Em meio às transformações, consolidou-se uma instituição que hoje é referência em sua área e que se destaca pelo seu dinamismo, sua competência instalada e sua capacidade de adaptação e resolução de demandas.
Criação
A Fundep nasce em um período movimentado para a ciência no Brasil e no mundo, no qual as universidades investiram, ativamente, em política voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. O cenário estava propício para grupos de pesquisa buscarem meios para facilitar o andamento de seus projetos. Em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, pesquisadores dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas (ICEX) da UFMG se mobilizaram para criar uma instituição que associasse agilidade e competitividade na captação de recursos financeiros junto às agências de fomento brasileiros e internacionais. Como resultado, surgiu a Fundep, cujo estatuto foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFMG em 29 de novembro de 1974.
Segundo a historiadora Maria Efigênia Lage de Resende, a Fundep “é uma resultante da redefinição do papel da universidade no Brasil, instituído formalmente pela Reforma Universitária de 1968. Trata-se da passagem de um modelo de sistema universitário destinado à formação de profissionais para o mercado de trabalho para um novo molde referenciado pela associação entre ensino, pesquisa e extensão”.
Esse cenário propiciou à UFMG expandir suas atividades segundo as exigências da sociedade acadêmica, fazendo-a alcançar a classificação como a melhor universidade do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Atuação
A Fundep se orgulha de sua missão de apoiar a UFMG e nela se inspira para trabalhar mais e melhor. Durante seus 35 anos de atividade, a Fundação desenvolveu competência para cumprir sua finalidade de fazer uma gestão de projetos de forma transparente e diferenciada. Nessas mais de três décadas, a Fundep administrou recursos e ofertou apoio logístico para desenvolvimento de mais de 12 mil projetos de pesquisa, ensino e extensão da UFMG, nas mais diversas áreas do conhecimento.
Por ter sido constituída como fundação de direito privado, dotada de autonomia administrativa e financeira, a competência de gestão adquirida pela Fundep com a prestação de serviços à Universidade também se estende a parceiros externos – órgãos governamentais, empresas e instituições do terceiro setor. São mais de dois mil projetos desses parceiros que seguem o modelo utilizado nos trabalhos desenvolvidos para a Universidade, com garantia de qualidade.
O uso de habilidades nos vários campos da gestão administrativo-financeira possibilita que a Fundep promova o encontro entre os diversos setores da sociedade, transformando conhecimento em desenvolvimento.
Investimentos
Durante toda a sua história, a Fundep buscou aprimorar seus processos, tecnologia e capital humano para acompanhar o desenvolvimento institucional da UFMG e oferecer aos parceiros externos um serviço de gestão de excelência. Especialmente em 2009, foram implantados 18 projetos estratégicos, que visam, sobretudo, a qualidade dos trabalhos e a sustentabilidade da instituição.
Em 2010, na comemoração de seus 35 anos de existência, muitas novidades são apresentadas para nossos principais parceiros: os coordenadores de projetos. Em março, será lançado o GPF.Net – a nova plataforma online de gestão. Mais interativa, dinâmica e segura a nova ferramenta traz novas funções para facilitar a usabilidade e o gerenciamento de projetos, com tecnologia da informação de ponta.
Outra ferramenta que traz transparência à gestão Fundep para a sociedade é a Galeria de Projetos. Com acesso pelo novo portal corporativo, o sistema apresenta informações e imagens das iniciativas gerenciadas pela Fundep. Nossos serviços são, ainda, monitorados pela Assessoria de Controle de Qualidade. A área é reflexo do novo posicionamento institucional da Fundep e reflete a importância dos coordenadores de projetos para Fundação. Com a atribuição de ouvidoria, a Assessoria recebe as manifestações e oferece o devido tratamento às informações, identificando lacunas nos serviços e aprimorando nossa atuação.
Qualidade e sustentabilidade. Assim a Fundep reforça sua missão institucional em 2010 com seriedade, comprometimento, transparência e responsabilidade na gestão de projetos. Neste ano de valorizar o passado e pensar no futuro, a instituição agradece a confiança dos pesquisadores, coordenadores de projetos, professores e parceiros da Fundação, que fazem a Fundep participar do ciclo de desenvolvimento do Brasil, por meio da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.