Fundep apoia mais um projeto de infraestrutura da UFMG

Postado em Notícias da Fundep

Como parte do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Campus UFMG Pampulha receberá, até 2012, três Centros de Atividades Didáticas (CADs), contemplando as áreas de Ciências Naturais, Humanas e Exatas. Responsável pelo gerenciamento administrativo-financeiro do projeto com vistas à construção dos espaços, a Fundep dispõe de departamentos especiais de compras e de pessoal – criados para atender às necessidades de obras civis de infraestrutura do Campus 2000.
“Atuamos para prover as demandas do projeto com agilidade para que os trabalhos transcorram conforme o cronograma pré-definido. Somada à expertise em gestão da Fundep, a proximidade ao local das obras, assegurada pela instalação de um escritório nas imediações, é mais um diferencial, pois proporciona economia do tempo para tramitação de pedidos”, explica a analista da Gerência de Projetos Especiais (GPE) Patrícia Camargos Gonçalves, envolvida nessa demanda desde junho de 2008.
Os três centros serão vinculados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e caberá ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) determinar os critérios para uso de salas de aula, auditórios e laboratórios.

Estrutura
Localizado no antigo estacionamento do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o CAD1, de Ciências Naturais, já em construção, deve ser finalizado no início do primeiro semestre de 2011. Com área total de 8.662 metros quadrados, o edifício será constituído de quatro blocos (Setores A, B, C e D), organizados de forma que auditórios e salas de aula possam funcionar de maneira independente.
Providos de bancadas, os dois auditórios do Setor A têm capacidade para 210 pessoas cada. Já o auditório do Setor D, que pode receber até 700 pessoas ao mesmo tempo, será equipado com poltronas. O Bloco Central, formado pelos setores B e C, abriga em seus quatro pavimentos dez salas de aula expositivas para 80 alunos, duas para 70 estudantes e 12 para 50 pessoas – totalizando capacidade para 1.540 alunos/hora.
Área contígua aos edifícios das Faculdades de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e de Letras (Fale), o quarteirão 3 do campus Pampulha sediará o CAD2, das Ciências Humanas, dividido em quatro blocos distintos. O primeiro e o segundo serão reservados para atividades didáticas e contarão com cinco pavimentos – quatro laboratórios de informática para 45 pessoas; 28 salas de aula para atender 50 alunos e 23 salas para 60 estudantes.
Com quatro andares, o terceiro bloco será destinado à sede da Editora UFMG. Um único pavimento deverá compor o quarto bloco, espaço para implantação de dois auditórios com 250 lugares cada. Também deve ser disponibilizado um estacionamento para 120 veículos. Em construção, o espaço deve estar pronto para acesso do público em julho do próximo ano.
O projeto arquitetônico do Centro de Ciências Exatas, que será implantado nas proximidades do Instituto de Ciências Exatas (Icex), ainda não foi concluído e deve ser finalizado na próxima semana. Segundo o cronograma, a unidade deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2012.