Fundep apoia seleção de propostas para Projeto Arena da Cultura

Postado em Projetos
Arena da Cultura
Alunos de Teatro da UFMG durante aula. Créditos: Foca Lisboa/ Divulgação.

Até 12 de junho, podem ser inscritas propostas para oficinas e workshops de teatro.

Interessados em oferecer oficinas para a área de Teatro do projeto Arena da Cultura, da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte, têm até 12 de junho para enviar suas propostas. As atividades deve ser realizadas, de modo presencial, ao longo do segundo semestre de 2022, com possibilidade de continuidade após esse período.

O edital de seleção apresenta duas modalidades para as propostas: atuação com ênfase em expressão vocal e sonoridades (modalidade 1); e composição, jogos teatrais e dramaturgias corporais (modalidade 2).

As propostas podem ser de curta duração (tipologia I) com carga horária de 2 horas semanais, totalizando entre 20h e 36h; laboratórios de pesquisa e experimentação (tipologia II) com carga horária de 3 horas semanais, totalizando entre 36h e 51h; workshops (tipologia III), com duração de até 20 horas; e longa duração (tipologia IV) com carga horária aproximada de 1.200 horas, divididas entre 2 e 4 encontros semanais.

Serão priorizadas propostas transversais de proponentes com formação que abranja conhecimentos básicos relacionando temáticas artísticas e sociais. Podem se candidatar pessoas físicas residentes em Belo Horizonte e região metropolitana que apresentarem currículo e documentos comprobatórios, com ênfase nas experiências artísticas, didáticas e pedagógicas, condizentes a sua proposta. Funcionários da administração direta e indireta do Município de Belo Horizonte não podem participar do processo de seleção.

Para o desenvolvimento das atividades, será repassado ao proponente R$ 50,41 como valor bruto por hora realizada, em regime de contratação celetista, com pagamento mensal e sob registro do cargo de Oficineiro. Os proponentes também poderão atuar no Projeto Integrarte, realizado pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que prevê formação transversal em arte e cultura para agentes públicos da Rede Municipal de Educação.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

As oficinas e módulos do curso podem ser realizadas nos Centros Culturais, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, no Centro de Referência da Juventude, no Museu da Moda de Belo Horizonte, no Cine Santa Tereza, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, conforme endereços dispostos em anexo do Edital.

As atividades também podem ser realizadas em outros espaços públicos da cidade de Belo Horizonte, ou na Escola Expandida, por meio da plataforma de Educação à Distância da Prefeitura de Belo Horizonte.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

A seleção das propostas será realizada em duas etapas. A primeira etapa, eliminatória e classificatória, consiste na análise da documentação, propostas apresentadas e currículos, considerando alguns critérios específicos elencados no Edital. Por sua vez, aprovados na primeira etapa realizarão, na segunda, uma entrevista individual – também com caráter eliminatório e classificatório. No cronograma, as entrevistas estão previstas para entre os dias 13 e 21 de junho.

INSCRIÇÕES

Para realização da inscrição, deverá ser enviada por e-mail a digitalização dos seguintes documentos: formulário de inscrição e formulário de proposta de oficina (disponíveis no portal da Fundep, conforme modelo nos Anexos do Edital); documento oficial de identificação com foto; inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal (CPF); currículo e respectivos documentos comprobatórios, com ênfase nas experiências artísticas, didáticas e pedagógicas na área da proposta.

Esclarecimentos sobre o Edital podem ser realizados pelo endereço selecaoarenadacultura@fundep.com.br, com a identificação no assunto ESCLARECIMENTOS TEATRO – NOME COMPLETO DO (A) INTERESSADA (A).

SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS 2022 – PROJETOS ARENA DA CULTURA E INTEGRARTE

Período de inscrições: 13 de maio a 12 de junho.

Eixo temático: Teatro.

Inscrições por envio de documentação para o e-mail selecaoarenadacultura@fundep.com.br.