Fundep apoia submissão de seis propostas para o CT-Infra 02/2010

Anualmente, a Fundep mobiliza uma equipe de profissionais para apoiar seus parceiros na submissão de propostas para o edital conhecido como CT-Infra, que seleciona iniciativas de implantação e modernização de infraestrutura de instituições públicas brasileiras de ensino superior e pesquisa. Para atender à chamada pública 02/2010, não foi diferente.

Ao todo, foram inscritos seis projetos que somam investimentos da ordem de R$ 28 milhões a serem aplicados em melhorias na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Polícia Federal e nos Institutos de Pesquisas da Marinha (IPqM), de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e de Estudos Avançados (IEAv). Os recursos são assegurados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

“É um processo trabalhoso, que exige a verificação e adequação de um grande volume de dados, além de envolver muitos profissionais, tanto da Fundep quanto das instituições de ensino e pesquisa. Além de somar experiência, participar do CT-Infra é uma oportunidade para a Fundação fortalecer, ainda mais, seu relacionamento com a Finep”, avalia a gerente de Propostas da Fundep, Joice Soares Araújo da Silva.

Nas palavras do analista da Gerência de Negócios, Bruno Rafaelle do Monte, os principais desafios da submissão de propostas nesse edital são a dimensão e a complexidade dos projetos, que se desdobram em inúmeras iniciativas. “Nesse sentido, o amplo conhecimento das regras estabelecidas pela Financiadora é diferencial oferecido pela Fundep”, acredita.

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 29 de junho. O FNDCT disponibilizará até R$ 360 milhões para as propostas aprovadas.