Fundep

Fundep apresenta novas marcas da frente de Concursos e do programa Rota 2030 

Postado em Concursos
Lado a lado, vêem-se as marcas da Fundep Concursos e do Rota 2030. A marca Fundep concursos tem a palavra Fundep escrita em azul e a palavra Concursos em laranja. Está apresentada sbre fundo cinza. já a marca rota 2030 é escrita em branco sobre o azul .
As marcas Fundep Concursos e Rota 2030 dialogam com a recém-lançada identidade visual da Fundep.

Reestruturação da identidade visual da Fundação de Apoio da UFMG tem objetivo de destacar a conexão entre as diferentes frentes de atuação 

 

Em continuidade ao processo de reposicionamento da sua identidade institucional, a Fundep apresenta nova marca para frente de serviços Fundep Concursos e para o programa Rota 2030. As produções visam evidenciar que as três frentes de atuação da Fundep – Projetos, Concursos e Programas – estão conectadas em sua atuação em apoio à UFMG e outras 28 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s) , bem como na resolução de demandas de interesse público.  

As novas identidades ancoram-se no desenho de uma árvore de decisões que orienta a produção de identidades visuais próprias para frentes de atuação ou projetos conduzidos pela Fundep, ou com sua parceria, levando em consideração a necessidade de uma comunicação visual própria para interação com públicos específicos.  

“A identidade visual  Fundep é única, indicando uma instituição sólida, fluida, que gere projetos de ponta a ponta, capaz de oferecer valor em diferentes frentes. É ela que precisa ser reforçada, e submarcas devem ser utilizadas apenas quando há necessidade de identificação específica para a oferta do serviço”, esclarece a analista de Comunicação e Marketing da Fundep Dilian Caiafa. 

Frente Concursos 

Professora Elizabeth Ribeiro, diretora da fundep, veste conjunto de blusa estampada em tons florais e saia preta. Ela tem cabelos pretos, é baixa, usa óculos e máscara branca e está gesticulando à frente da projeção da marca fundep concursos.
Crédito das imagens: Matheus Ribeiro
Diretora da Fundep, professora Elizabeth Ribeiro

Há 30 anos a Fundep é também reconhecida por um de seus serviços prestados: a coordenação de concursos e processos seletivos, por meio da qual exerce importante papel no apoio à composição do quadro de pessoas em diferentes órgãos e instituições.  

Criada no início da década de 90, a área de Gestão de Concursos da Fundep chega a 2022 com experiência de gestão de mais de 500 concursos durante esse período, com cerca de 4 milhões de candidatos atendidos e 800 bancas especializadas. A frente expandiu sua atuação para além de Minas Gerais e é hoje referência no gerenciamento de ponta a ponta de certames em todo o País. 

A nova marca Fundep Concursos reforça a integração institucional da frente, destacando, ao mesmo tempo, o serviço prestado e a reputação adquirida durante seu tempo de atuação. 

Mantendo o laranja típico que identifica a frente, a nova marca busca reforçar a permanência das qualidades da área, reconhecida pela lisura e garantia de uma gestão em concordância com a legislação. 

Igualmente, a nova marca ressalta a conexão entre a frente e a Universidade Federal de Minas Gerais, instituição de origem da Fundep. Como relatado pela gerente da Gestão de Concursos, Joice Soares, na época de comemoração dos 30 anos da área: “a transparência, a seriedade e a banca composta por especialistas – muito deles professores da UFMG – são fatores que tornam nosso trabalho relevante e diferenciado”. A gerente garante que essa proximidade com a Universidade garante a possibilidade de executar todas as etapas exigidas por um concurso, mantendo o nível de qualidade e profissionalismo. 

Rota 2030 

detalhe de mãos de uma mulher, unhas pintadas de vermelho, folheando um pequeno bloco de anotações impresso com a nova marca da Fundep Concursos.
Material institucional tem novas aplicações

A gestão do programa Rota 2030 na Fundep  também investiu em uma marca que busca evidenciar seu papel como mediadora entre diferentes atores do sistema de ciência e tecnologia, buscando aproximação mais assertiva com seus públicos por meio do alinhamento das estratégias de comunicação. 

Desenvolvida por meio de uma construção colaborativa, com participação de todos os colaboradores da equipe de Gestão de Programas, a nova marca do Rota 2030 Fundep explora linhas contínuas e integradas para remeter ao sentido de que na gestão de três linhas do Rota 2030 a Fundep promove conexões e descobre caminhos para o desenvolvimento do setor automotivo. Com paleta de cores e aplicação associada à marca Fundep, a identidade visual ressalta a vinculação do Rota2030 à Fundação, bem como à própria UFMG.  

Pular para o conteúdo