Fundep demonstra expertise na seleção pública de projetos

Realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a chamada pública de seleção para apoio a projetos de preservação de acervos/2010 mobilizou a Fundep. Durante todo o mês de setembro, a Fundação concentrou esforços para atender às exigências do edital e inscrever quatro projetos (confira abaixo a lista completa).

“Devido ao elevado nível de exigência do processo, direcionamos o trabalho da equipe, estabelecendo dedicação exclusiva de alguns profissionais para o levantamento e a organização dos documentos necessários, a conferência dos relatórios conforme os itens previstos no edital, além da elaboração de cronogramas e orçamentos”, explica a gerente da Equipe de Negociação II da Fundep, Joice Soares Araújo da Silva.

Entre os requisitos do edital está o envio de oito cadernos de documentação, incluindo, em cada cópia, ficha de inscrição, relatório técnico e fotográfico, quadro de usos e fontes detalhado, cronograma físico-financeiro, currículo da instituição proponente e das instituições possuidoras dos acervos. Por projeto, também foi preciso elaborar um caderno de documentos jurídicos.

Durante a etapa de classificação, todos os trabalhos inscritos serão analisados de acordo com alguns critérios, como importância do acervo, condições de conservação e acesso, qualidade técnica do projeto. Com prazo de validade de 24 meses, a lista de cadastro reserva ainda não possui data para divulgação. Ao todo, a colaboração financeira a ser concedida pelo BNDES será de R$ 24 milhões.

Para a gerente Joice, a primeira aprovação foi uma conquista importante, pois demonstra que a Fundep é capaz de atender a uma demanda como essa, que somente pode ser conduzida com a contribuição de diversas áreas. “Esperamos que o resultado final também seja positivo porque envolve projetos de peso para a Fundação e a UFMG.” Outro ganho do trabalho, segundo ela, é o fortalecimento das relações entre a equipe, os professores e demais representantes da Universidade. “À medida que as atividades foram executadas, nos tornamos referência para a condução das tarefas e estruturamos uma rotina organizada, com a programação de ações”, explica.

:: Rede de museus (proponente: Fundep);

:: Ampliação e modernização do Presépio do Pipiripau (proponente: Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade);

:: Memórias: resistência e autoritarismo na república brasileira (proponente: UFMG);

:: Casa da Glória: revitalização do centro histórico e cultural (proponente: Fundep).