Fundep é destaque em Congresso de Gestão do Conhecimento

“Gestão do Conhecimento como diferencial competitivo no gerenciamento de projetos: case Fundep”. Esse foi o trabalho apresentando pela gerente de Informação, Rejane Martins, no KM Brasil 2010 – 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, que aconteceu entre os dias 3 a 5 de novembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O projeto foi um dos selecionados entre dezenas de inscritos e se destacou entre as iniciativas apresentadas por mostrar o processo de implantação da Gestão da Informação, e sua evolução para Gestão do Conhecimento, na Fundação.
Segundo Rejane, a escolha do case pelos organizadores e o grande interesse que despertou entre os participantes dizem respeito aos diferenciais do trabalho e sua forma de implantação. “O projeto trata das ações do Projeto 5 da Gestão Estratégica – Gestão da Informação – (implantada na Fundep entre os anos de 2008 e 2010) e os resultados alcançados, como a criação de uma área específica, uma metodologia de trabalho e um sistema virtual para organização e acesso às informações”, conta.
A gerente ressalta que a apresentação teve como foco a metodologia utilizada para implantar o processo na Fundep e os resultados alcançados. “Busquei mostrar como nós adaptamos conceitos e modelos da literatura da área para a realidade da Fundep, utilizando apenas recursos e competências internas e sem recorrer a consultorias”, completa.
Repercussão
Por ser um conceito ainda novo para a maioria das empresas, a Gestão do Conhecimento tem despertado interesse para diversas instituições e sua implantação constitui um dos maiores desafios da atualidade. Para Rejane, essa foi uma das razões pela qual a palestra foi muito bem recebida e gerou um grande número de retornos para a Fundep. “Após a apresentação, fui procurada por professores da área, empresas, profissionais e representantes de instituições interessadas pelo tema. Fui convidada para dar entrevista para o programa “Alma do Negócio”, veiculado na internet, e para inscrever o Sistema de Gestão da Informação (SGI) no prêmio de melhor Portal do Conhecimento do Instituto Intranet Portal”, relata. “A nossa participação e a atenção dada ao nosso projeto colocam a Fundep em destaque no cenário nacional. Éramos a única fundação de apoio presente”, completa Rejane.
Além do reconhecimento ao trabalho, o evento trouxe como resultado a articulação com empresas e instituições e uma grande visibilidade para a Fundep. A gerente de Negócios, Anna Sophia Candiotto Pereira, e a analista de negócios Magali Patricia da Silva e Oliveira também participaram do Congresso buscando novas oportunidades de negócios para a Fundação. Segundo Anna Sophia, a presença no encontro teve como objetivo buscar ampliar a rede de relacionamento da instituição, permitir network e, consequentemente, dar destaque à imagem institucional da Fundep. “O evento nos oportunizou saber que a Gestão do Conhecimento precisa estar visceralmente alinhada com a área de negócios e de gestão de pessoas. Quanto as oportunidades, foi possível viabilizar uma agenda de negócios para apresentação da Fundep com a Eletronuclear, além de contatos estabelecidos com o Sebrae, Fiemg, dentre outros”, aponta a gerente. Magali aponta algumas articulações importantes realizadas. “Além das empresas já citadas viabilizamos a possibilidade de parceria com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e com a Gerdau”.
KM Brasil
O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), reuniu cerca de 630 profissionais do Brasil e de outros países (como Estados Unidos e Argentina) reconhecidos nacional e internacionalmente, com o objetivo de discutir as dimensões: pessoas, processos e tecnologia em gestão do conhecimento, com foco em sustentabilidade. O KM Brasil é o maior encontro Latino-americano de Gestão do Conhecimento e conta com um acirrado processo de seleção dos trabalhos inscritos.

JURANDIRA GONÇALVES