Fundep

Fundep e inovabra habitat promovem painel sobre as aplicações da Inteligência artificial (IA) nas pesquisas e no cotidiano

Postado em Eventos C,T&I
Imagem com fundo em degradê rosa e vermelho e uma imagem em azul do lado esquerdo, com uma rede de computadores. Para discutir a evolução da Inteligência artificial (IA), a Fundep e o inovabra habitat realizam o evento “Inteligência Artificial: pesquisas, tendências e aplicações no cotidiano”, no dia 28/9, das 10h às 12h.

Evento vai discutir a inteligência artificial (IA) e a inteligência humana na visão de especialistas da área

 

A inteligência artificial (IA) está no dia a dia das pessoas e se tornou uma forma de prestar serviços e disponibilizar informações de qualidade. Entre os nomes mais lembrados no tema estão BIA (Bradesco Inteligência Artificial), Watson (plataforma da IBM) e outros recursos utilizados todos os dias.

Para discutir a evolução da IA, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) – uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, fundação de apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais de 30 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais – juntamente com o inovabra habitat, ambiente coinovação do Bradesco, realizam o evento online e gratuito “Inteligência Artificial: pesquisas, tendências e aplicações no cotidiano”, no dia 28/9, das 10h às 12h.

Os Painelistas

Entre os painelistas estão os professores da UFMG, Frederico Guimarães e Carmen Flores-Mendonza, que também são organizadores da etapa nacional da 4ª Edição da Intercontinental Academia, evento que apresenta a inteligência artificial por meio de um notável grupo de mentores, incluindo dois detentores do prêmio Nobel. Entre os dias 18 e 27 de outubro, haverá a imersão em IA a ser realizada em Paris, França. Já a segunda etapa, promovida no Brasil, está programada para acontecer em Belo Horizonte (MG), entre 6 e 15 de junho de 2022, com sede na UFMG.

No painel, a ser exibido na plataforma do inovabra habitat, Flores-Mendonza aborda as diferenças das inteligências artificial e humana com base em estudos da psicologia.

“Há comportamentos inteligentes que não são humanos e há comportamentos humanos que não são inteligentes. Essa é a diferença essencial entre a IA e a inteligência humana. A primeira trabalha, por enquanto, sob bases primárias da cognição e a segunda sobre bases complexas ainda não bem conhecidas pela ciência. Pretendo trazer essa abordagem ao longo do evento e o campo de pesquisa que o envolve”, diz.

O painel vai contar também com a participação de Claudio Pinhanez, pesquisador que hoje lidera os estudos em Inteligência Conversacional do laboratório da IBM Research no Brasil e, também, de Ivan Komatsu, gerente departamental do Bradesco Experience que atua como Business Owner na Vila BIA.

 

Startups

O universo das startups será representado por Patricia Tavares, CEO e co-fundadora da NeuralMind Inteligência Artificial. A startup, que tem origem em Campinas (SP), é especialista em solucionar problemas complexos que envolvem processamento de imagens e vídeos, análise de textos, detecção de fraudes, garantia de compliance e reconhecimento de padrões por meio da IA.

A organização está localizada à Avenida Alan Turing, dentro do Parque Tecnológico da Unicamp. O homenageado pelo endereço é considerado o pai da computação e das bases da inteligência artificial.

 

Informações gerais

Participantes:

Carmen Flores-Mendoza | Professora permanente do PPG em Neurociências da UFMG​

Claudio Pinhanez | Cientista de Inteligência Artificial da IBM Research

Frederico Guimarães | Professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG​

Ivan Komatsu | Gerente Departamental do Bradesco Experience que atua como BO (Business Owner) na Vila BIA.

Patricia Tavares | CEO e Co-Founder da NeuralMind

Mediadora: Janayna Bhering | Executiva de Negócios e Parcerias da Fundep​

 

Serviço

Inteligência Artificial: pesquisas, tendências e aplicações no cotidiano

28/09 | das 10h às 12h​

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/IAfundep.

Sobre a Fundep

A Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) é uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, é a fundação de apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais de 30 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais. A organização completou 46 anos em 2021.

 

Sobre o inovabra habitat

O inovabra habitat é o ambiente de coinovação do Bradesco com atuação física e digital onde startups, investidores, tech partners, consultores e mentores, grandes empresas, além do próprio Bradesco, trabalham de forma colaborativa para inovar e gerar novos negócios. O ambiente também realiza palestras, treinamentos, painéis e workshops mensalmente com o propósito de ampliar o conhecimento nas áreas relacionadas à tecnologia, sociedade e negócios para todo o ecossistema. Para consultar a programação, clique aqui.

O habitat faz parte do ecossistema de inovação do Bradesco, o inovabra, que conta ainda com os programas: lab, ventures, internacional, hub, startups, polos e pesquisa.

Pular para o conteúdo