Fundep faz apresentação de gestão ponta a ponta para ICA UFMG e apoiadas externas

Postado em Notícias da Fundep
Vê-se um auditório de parede verde onde está um telão em que se lê 'Fundep fundação de apoio da UFMG" . De frente para o auditório o professor Walmir, homem negro, meia idade, fala para plateia composta por homens e mulheres.
Em Montes Claros, professor Walmir Caminhas apresenta gestão de ponta a ponta

Coordenadores de projetos do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e de outras ICTs no Brasil participaram de encontros que têm objetivo de apresentar mudanças iniciadas nos processos de gestão.

Em mais uma rodada de conversas com coordenadores de projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional apoiados pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), integrantes da comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) do campus Montes Claros da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) e de 28 instituições de ciência e tecnologia (ICTs) que têm apoio Fundep apresentaram suas observações acerca da eficiência operacional da Fundação.

Visando a excelência na gestão de projetos e a transparência das ações, a Fundep deu início em junho ao Encontro Fundep com Coordenadores de Projetos. O objetivo é apresentar aos pesquisadores as mudanças que têm sido feitas na estrutura e nos processos da Fundação visando a melhoria da eficiência operacional dos processos de gestão. Entre os compromissos firmados estão o retorno dos analistas aos contatos dos coordenadores em no máximo 24 horas e a elaboração de forças-tarefa para resolver o atraso de compras realizadas durante o período pandêmico.

A reunião com os coordenadores de projetos de ICTs de Norte a Sul do País, em modo virtual, foi conduzida pelo presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez. No ICA, o encontro, presencial, foi comandado pelo diretor Walmir Caminhas. Como nas reuniões ocorridas anteriormente – na Faculdade de Medicina da UFMG e no Campus Pampulha – os gestores explicaram que a revisão dos processos foi iniciada após escuta ativa envolvendo 45 coordenadores de projetos realizada em outubro passado, quando foram detectadas insatisfações como demora ou ausência de retorno dos analistas de projetos aos contatos dos coordenadores, falta de clareza acerca de prazos  e procedimentos, além de alta rotatividade dos analistas. A demora nos processos de compras foi a principal crítica.

O diretor do Instituto de Ciências Agrárias, professor Leonardo Tuffi, participou da reunião e falou sobre a importância deste diálogo. “A Fundep tem papel fundamental na gestão de projetos de ensino, pesquisa e extensão na Universidade. Esse movimento de aproximação e escuta junto aos Coordenadores de projeto certamente trará benefícios para comunidade acadêmica e na prestação de serviços de excelência para sociedade”, afirmou. Confira aqui a cobertura completa.

Escuta atenta

Além das questões anteriormente levantadas por coordenadores de Belo Horizonte, o encontro com as instituições apoiadas trouxe mais duas demandas: a necessidade de mais expertise na relação com agências financiadoras internacionais e as especificidades de pesquisas realizadas em regiões inóspitas como a Amazônia, durante as quais é difícil cumprir exigências como comprovar despesas com tipo de transporte, já que o sistema Fundep não prevê a opção “barco”.

O presidente da Fundep, professor Jaime Ramírez, reconheceu que há acertos a serem feitos em vários sistemas usados pela Fundep para a gestão, mas que a revisão já está em andamento. “Esta é uma das prioridades da nossa tecnologia. Entretanto, precisamos de momentos como esse e da participação de vocês justamente para afinarmos as intervenções necessárias”, explicou. Segundo Jaime Ramírez, outra frente de atuação é de a capacitação dos colaboradores Fundep para lidar com cenários do financiamento de pesquisas cada vez mais diversos e complexos. “O caso do cenário internacional é um deles. Precisamos construir soluções conjuntamente”, afirmou.

Se você é coordenador de projetos e não pode participar dos encontros, confira a apresentação da Gestão de projetos ponta a ponta e também de como novas exigências em torno do Cebas impactam a folha de pagamento.

Com Ana Cláudia Mendes (ICA/UFMG)