Fundep

Fundep lança nova versão do seu Código de Ética e Conduta

Postado em Institucional
Prédio sede da Fundep, no campus UFMG Pampulha, em Belo Horizonte. Crédito: Divulgação Fundep.

Seguindo as legislações aplicáveis à Fundação, publicação orienta relações internas e com parceiros

 

Fortalecendo a excelência administrativa e a credibilidade na gestão sustentável de atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFMG e outras Instituições de Ciência e Tecnologia pelo Brasil, a Fundep lança, nesta segunda-feira (10), a sexta versão do seu Código de Ética e Conduta. 

De acordo com James Mota, responsável pela área de Compliance da Fundep, o Código de Ética e Conduta da Fundação data de 2013, quando foi criada a Política de Integridade em atendimento à Lei Anticorrupção nº 12.846. “Atualmente, estamos na sexta edição do Código. É importante ressaltar que se trata de um documento orgânico, que acompanha a cultura e diretrizes institucionais, sempre preservando os valores e princípios éticos que estão contidos na identidade da Fundep”, explica. 

Entre os valores que sustentam quase cinco décadas de atuação da Fundação, destacam-se a conduta ética, transparente e responsável nos relacionamentos internos e com os parceiros da esfera pública e privada. Assim, o documento é destinado ao presidente, diretores, celetistas, estagiários, adolescentes aprendizes, consultores, bolsistas, trabalhadores terceirizados e todos aqueles que, de alguma forma, tenham relacionamento com a Fundep. 

Seguindo as legislações aplicáveis à Fundação, o novo Código de Ética e Conduta orienta todos esses públicos no estabelecimento e manutenção de um ambiente de trabalho seguro, diverso e motivador, direcionando as tomadas de decisão. Entre seus objetivos, o documento visa fortalecer a cultura ética; orientar a conduta de todos os colaboradores; promover a adoção dos mais elevados padrões de integridade; prevenir e administrar conflitos de interesse; servir como referência na condução de situações cotidianas; e preservar a reputação e imagem da Fundep. 

A publicação é o resultado de um trabalho de três meses que integrou as áreas de Compliance, Assessoria Jurídica e Gestão de Pessoas da Fundep para avaliar as legislações, atividades e relações que envolvem a atuação da Fundação, propondo diretrizes aplicáveis ao dia a dia da organização.  

Ainda de acordo com James Mota, a prática e os desdobramentos do novo Código serão monitorados por uma estrutura específica. “Dispomos de um comitê capacitado para que todas as diretrizes deste Código sejam exercidas e avaliadas constantemente. Contamos, principalmente, com o comprometimento de cada um que faz a Fundep ser reconhecida como referência no país,” finaliza. 

 

Clique aqui e confira o Código de Ética e Conduta da Fundep. 

Pular para o conteúdo