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Fundep lança publicação sobre inovação e negócios do agro

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Objetivo é discutir de que maneira parcerias interinstitucionais promovem desenvolvimento do setor 

 Da agropecuária extensiva à agricultura familiar, distintos e diversos são os negócios do agro brasileiro, que fazem o paíser uma das potências da produção de alimentos. Por outro lado, a grande concentração da riqueza em pequena parcela de propriedades rurais, os milhões de hectares de solos e pastagens degradados, a ineficiência no uso de água na irrigação e o uso inadequado de agroquímicos são fatores que oferecem sérios riscos à saúde, ao meio ambiente e colocam o setor agrícolana margem das chamadas cadeias globais de valor (CGVs). 

Esse cenário complexo é o pano de fundo das discussões da publicação Inovação e negócios do agro: parcerias interinstitucionais e o desenvolvimento do setor , que a Fundep lança nesta semana durante a primeira edição do Agrofuture Summit, que já se configura com um dos maiores eventos do país com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio. A Fundep marcou presença na programação, por meio dos painéis “Rota Agro apresenta: “Inovação como pilar estratégico para o agronegócio brasileiro”,  e, também “Tecnologia 5G aplicada ao Agronegócio: Desafios e Oportunidades”, realizados no dia 7/10.

O objetivo da publicação, segundo a gerente de Negócios e Parcerias da Fundep, Janayna Bhering, é dar visibilidade ao debate sobre os negócios do agro no Brasil e apresentar ações,  projetos, iniciativas – muitas das quais mediadas pela Fundep – que buscam inovar nas abordagens às principais demandas do campo e propostas de soluções. ”Os negócios no e do campo demandam uma proposta de desenvolvimento capaz de, simultaneamente, estender os benefícios da ciência e da tecnologia ao conjunto de produtores rurais brasileiros, aprimorar processos de olho em práticas sustentáveis, no aumento de produtividade, na redução do desperdício e dos impactos ambientais”, avalia.

A publicação, em oito capítulos, discute como o Brasil, em cinco décadas, conseguiu dar adeus ao cenário da escassez de alimentos e atingiu o patamar de grande produtor, fazendo do agronegócio um dos mais importantes setores da economia nacional. O material também busca compreender o modelo de desenvolvimento dos negócios do campo, chamando a atenção para a necessidade da mudança de paradigmas e da introdução da inovação no setor rural, do pequeno ao grande produtor, ressaltando o papel das instituições públicas de ensino superior para o sucesso dessa equação.

Inovação e negócios do agro: parcerias interinstitucionais e o desenvolvimento do setor traz alguns cases de sucesso e uma entrevista com o representante no Brasil da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) – agência das Nações Unidas que lidera os esforços para erradicar a fome no mundo – o mexicano Rafael Zavala, que chama a atenção para a contradição entre a fome, um dos males que ainda assolam o mundo, e os recordes na produção alimentícia.

Entre os entrevistados da publicação, além de Zavala, há representantes do setor público, como a secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Mariana Soares Valentini, e a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida. A publicação também ouviu quem está no setor privado, CEOs de empresas e startups, pesquisadores e ainda consultou relatórios, artigos e pesquisas, buscando compreender o que é o agro, quem faz parte desse estratégico setor da economia e como o Brasil pode assumir o protagonismo do setor no mundo.

A publicação é gratuita e pode ser acessada aqui. 

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