Fundep marca presença em fórum de inovação

Postado em Notícias da Fundep

“Inovar agora: competição global e sobrevivência local.” Esse foi o tema da XII Conferência Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras -, realizada de 11 a 13 de junho, em Joinville, Santa Catarina. Considerado um dos mais importantes fóruns de discussão sobre o impacto da inovação no aumento da competitividade das empresas brasileiras, o evento reuniu cerca de 2.000 representantes da iniciativa privada, de Institutos de Ciência e Tecnologia, agências de fomento e órgãos públicos.
A programação da Conferência contou com workshops, palestras e seções de cases em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para realizar as seções, os interessados submeteram propostas. O comitê de organização recebeu 83 casos e elegeu 38 para integrar as apresentações.

Caso de Sucesso

A Fundep foi uma das selecionadas e apresentou o case: “Gerenciamento de Projetos a Distância”. O case foi elaborado e submetido pela Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da Fundação, e a assessora de Relações Institucionais, Soraya de Carvalho Freitas, realizou a palestra. O foco foi a gestão de projetos da Fundep e como essa competência impulsiona a competitividade. “Mostramos o sistema exclusivo e inovador de interface online com os parceiros, que permite o gerenciamento à distância, com exemplos práticos de projetos que envolveram parceiros de outros Estados e a iniciativa privada, já que este era o público majoritário”, conta. Segundo ela, a apresentação foi muito positiva. “Havia quatro seções plenárias simultâneas, e pelo pôster localizado na entrada os visitantes escolhiam qual assistir. O nosso foi produzido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) e foi muito chamativo, pois nossa sala foi a mais procurada. A apresentação mais uma vez projetou a Fundação no cenário nacional e contribuiu para que a Fundep iniciasse novas e importantes parcerias”, diz a assessora.

Mais Conhecimento e Contatos

A Fundação estava representada também pela sua assessora Jurídica, Kenia Santos. Para ela, a presença da Fundep no evento é muito importante, pois possibilita a equipe adquirir mais conhecimento, além de vislumbrar novos contatos. “Inovação é um tema de grande relevância acadêmica e institucional e apresenta questões dinâmicas e variadas. Nesse sentido, é essencial estarmos sempre atualizados e alinhados ao contexto para prestarmos consultoria técnica para os pesquisadores e todo nosso serviço com qualidade”, acredita a assessora, que completa: “O evento foi também uma oportunidade de fazer novos contatos que podem render bons frutos e, ainda, de reencontrar parceiros. É interessante que eles percebam como a Fundep é presente e engajada nesses assuntos”.

Compartilhando a mesma opinião, a gerente de Negócios da Fundação, Anna Sophia, que também participou da conferência, enfatiza que a participação teve o foco em relacionamento, articulação e atualização na área de inovação. “Não tivemos o objetivo de captar parcerias – ainda que tenhamos feito contatos que podem gerar negócios -, mas sim de trocar informações, encontrar e estreitar laços com os parceiros antigos e atuais”.