Fundep marca presença no Norte de Minas

Postado em Notícias da Fundep

No dia 17 de março, foi inaugurado em Montes Claros o Espaço UFMG Fundep. A casa, localizada no centro da cidade, abriga o novo Posto de Atendimento da Fundep, além de uma livraria da Editora UFMG e da Sertaneja – Biblioteca do Sertão. O evento contou com a presença do reitor da UFMG (março 2006 a março 2010), professor Ronaldo Pena, do Diretor-executivo da Fundep (março 2006 a março 2010), professor Márcio Ziviani, do Superintendente-executivo, Admir Ribeiro, da Gerente de Atendimento a Projetos, Eloiza Aguiar, do Assessor da Diretoria Hely Lages, de autoridades locais e da Universidade, além da equipe do Posto Fundep.
Segundo Hely Lages (responsável por conduzir os trabalhos de aquisição, reforma e instalação da casa), a inauguração do espaço em Montes Claros foi uma forma encontrada pela Fundep para ampliar seu apoio aos projetos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e fortalecer seu relacionamento com a unidade. Além disso, o Posto visa aproximar a Fundação da comunidade local e contribuir para o estabelecimento de novas parcerias. O professor Ziviani, reforçou a satisfação em inaugurar a casa e poder contribuir, com ela, para o desenvolvimento da região. Ele chamou atenção para a política de descentralização da Fundep, com a inauguração de seus novos postos, e agradeceu aos colaboradores envolvidos.
Para o diretor do ICA, professor Rogério Marcos de Souza, o espaço consolida a presença da UFMG e da Fundep no Norte de Minas. “O posto da Fundep era uma demanda antiga. Ele vai facilitar a interlocução com os docentes e permitir uma assessoria direta, que pode gerar, inclusive, novas oportunidades de trabalho conjunto”, afirma.
Equipe
O Posto de Atendimento da Fundep será conduzido por colaboradoras da Fundação, transferidas para o local. Segundo a gerente Luciana Cardoso Panta, as perspectivas são de muito trabalho e grandes oportunidades. “Sentimos uma grande expectativa dos professores do ICA e percebemos que eles estão confiantes quanto ao trabalho. Já identificamos possibilidades de expansão da carteira de projetos do Instituto e oportunidades junto a outras instituições da cidade e região, cujo potencial é enorme”, conta.
Conhecimento em todas as partes
A data de inauguração do Espaço contou, também, com o lançamento da Moradia Universitária Cyro dos Anjos e do lançamento da pedra fundamental do Centro de Triagem de Animais Silvestres e do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias do ICA. Para o professor Ronaldo Pena, as iniciativas fazem parte da missão da UFMG de levar o conhecimento a todas as partes.
O Espaço
O Espaço UFMG Fundep fica localizado na Rua Viúva Francisco Ribeiro, Nº 40 – Centro de Montes Claros – e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Contatos podem ser feitos pelo telefone (38) 3221-7223.