Fundep na imprensa: destaques de setembro incluem projetos e concursos gerenciados

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, visita CT-Vacinas. Centro da UFMG está desenvolvendo a SpiN-TEC, vacina mineira para a covid-19. Crédito: Site da Prefeitura de Belo Horizonte; Foto por Almira Hissa/ Divulgação.

Com atuação nacional, projetos apoiados pela Fundep chamam atenção pela relevância para a sociedade. Concursos de setembro também ganharam visibilidade na mídia.

Durante todo o mês de setembro, projetos desenvolvidos por diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s), com apoio da Fundep, foram destaque na imprensa local e nacional. Também tiveram repercussão os cursos oferecidos por intermédio da fundação, além de concursos gerenciados pela Fundep. Confira alguns desses destaques:

Fantástico destaca estudo sobre desmatamento na Amazônia

Revista eletrônica audiovisual apontou que o desmatamento da Amazônia vem se tornando mais intenso, o que gera preocupação mundial. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apoiado pela Fundep, descobriu que no leste da floresta está ocorrendo maior emissão de carbono do que captura.

Isso ocorre em decorrência do estágio de destruição da floresta. De acordo com os pesquisadores, o desmatamento intenso na região provocou diminuição do volume de chuvas e aumento das temperaturas nos últimos meses.

A pesquisa, destacada em reportagem especial feita pelo Fantástico (Rede Globo, 05 de setembro), apresenta uma informação preocupante: atuando dessa forma, essa parte da floresta está contribuindo para esquentar o planeta com os gases do efeito estufa.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) fazem descoberta preocupante sobre a atuação de parte da Floresta Amazônica em relação ao aquecimento global. Créditos: Frames retirados de reportagem veiculada na edição do dia 05 de setembro do Fantástico (Rede Globo)/ Divulgação.
Rádio CBN noticia repasse de R$ 6 milhões para gestão Fundep da SpiN-TEC

Os esforços em conjunto por uma vacina mineira para a covid-19 foram destaque em vários veículos de comunicação (confira as reportagens feitas pela CNNpelo G1pelo Hoje em Diapelo G7 e pela revista Crescer, do grupo Globo), como a rádio CBN BH. Foi destacado o repasse da terceira parcela de R$ 6 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte para viabilização dos estudos da vacina SpiN-TEC, desenvolvida pelo CT-Vacinas da UFMG, com gestão da Fundep.

A emissora destacou que uma equipe formada por representantes da prefeitura, da UFMG e da Fundep ficará responsável pelo cumprimento, acompanhamento e fiscalização do Termo de Patrocínio. Confira abaixo a produção da rádio.

Diário de Itabira divulga cursos para população atendida no Projeto Brumadinho

Jornal de cidade com grande número de barragens da mineradora Vale destaca transferência compulsória de R$ 780 mil da mineradora, ordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), para que a Fundep faça a gestão do Projeto Ensino/aprendizagem de Tecnologias Digitais e Línguas Adicionais, uma parceria entre a UFMG e a Associação dos Familiares e Vítimas de Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum).

Organizado em dois eixos, o projeto vai capacitar 1,2 mil jovens em inovação tecnológica, e ainda ofertar cursos de inglês e espanhol para outros cerca de 800. A iniciativa tem duração prevista de dois, podendo ser renovada. Confira aqui a íntegra da reportagem.

Rádio UFMG Educativa é premiada na 9ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo

Com o tema ‘Como reerguer a economia de Minas?’, o episódio 58 do programa ‘Outra Estação’ da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM conquistou o segundo lugar na categoria Rádio do Prêmio CDL/ BH de Jornalismo. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, o resultado foi divulgado no dia 22 de setembro.

Participaram do episódio os professores Rafael Ribeiro e Sibelle Diniz, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O tema principal foi o questionamento de como promover a recuperação econômica dos setores de comércio e serviços em Minas Gerais no contexto pandêmico.

A Rádio UFMG Educativa está no ar há 16 anos. O projeto, apoiado pela Fundep, já foi reconhecido com mais de 50 prêmios nacionais e internacionais.

Membros da equipe da Rádio UFMG Educativa recebem o prêmio dos dirigentes da CDL/ BH. Créditos: Foto retirada do site da UFMG. Foto por Alessandro Carvalho (CDL/BH)/ Divulgação.
Concursos gerenciados pela Fundep são destaques em setembro

Uma das expertises da Fundep, em setembro, foram realizados Concursos de relevância para municípios e regiões de Minas Gerais. Entre os processos de seleção, o da Prefeitura de Itapecerica, o concurso para o Ipremu (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Uberlândia) e a eleição para diretores e vice-diretores das escolas municipais da cidade de Timóteo foram alguns dos processos realizados com maior destaque.

Sede do Instituto de Previdência dos Servidores Público do Munício de Uberlândia (Ipremu). Créditos: Prefeitura de Uberlândia/ Divulgação.