Fundep no vestibular do ITA

Entre os dias 11 e 14 de dezembro, os candidatos a 130 vagas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizaram as provas do vestibular 2013, em 22 cidades brasileiras. Pela primeira vez, o concurso de admissão contou com a gestão administrativo-financeira da Fundep, que atuou para viabilizar as etapas de aplicação, correção e análise do vestibular. O projeto prevê, ainda, a preparação do processo seletivo de 2014 do ITA.

“Nosso trabalho está amparado na Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da administração pública, e a experiência da Fundep com essa norma foi um diferencial para atender às demandas do Instituto com eficiência”, afirma a analista do projeto Júnia Flávia Oliveira Esteves, da Equipe de Projetos Externos.

Ainda de acordo com ela, um dos principais pilares no planejamento e na execução das atividades foi a preocupação com a segurança de todo o processo – desde a elaboração até a correção das provas, passando pelas fases de impressão, transporte e aplicação.

Parceria profícua

Segundo o professor Luiz Carlos Rossato, que coordena o vestibular do Instituto, a escolha da Fundep para executar a gestão administrativo-financeira da prova é resultado do sucesso de outras iniciativas realizadas pelo ITA em parceria com a Fundação. “Foi uma experiência excelente. Devido às características específicas de nosso processo seletivo, passamos por uma etapa importante de alinhamento e ajustes, o que possibilitou o cumprimento do cronograma de atividades dentro dos prazos acordados”, avalia.

Para viabilizar o projeto, a Assessoria Jurídica, em conjunto com a Gerência de Negócios, atuou junto à Consultoria Jurídica da União (CJU). “Assim como nas demais iniciativas gerenciadas pela Fundação, foi determinante definir um modelo de trabalho em conformidade com as exigências da legislação vigente e capaz de atender às necessidades das instituições parceiras. Nesse sentido, a experiência com o vestibular da UFMG também somou ao processo”, afirma a assessora jurídica Kenia Marcia Fonseca Santos.

Nas palavras do analista Bruno Rafaelle do Monte, que atuou na fase de negociação da iniciativa, “o trabalho de convencimento para prospecção dessa oportunidade para a Fundep data de pelo menos dois anos de esforços da Gerência de Negócios. Temos certeza que a gestão do processo seletivo do ITA vai agregar novos aprendizados e vem reforçar essa competência desenvolvida pela Fundação”.

Concurso

Ao todo, foram 7.285 inscritos, que disputam uma colocação nos cursos de Engenharia Eletrônica, Mecânica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, da Computação, Aeroespacial e Aeronáutica. Um dos mais concorridos do país, o vestibular deste ano teve aproximadamente 56 candidatos por vaga. Os participantes responderam a questões de física, português, inglês, matemática e química e também escreveram uma redação.

A relação dos candidatos habilitados no exame e classificados dentro do número de vagas, juntamente com sua média final, pode ser acessada no endereço www.ita.br/vestibular