Ecoenergy 2022 ocorre entre os dias 7 e 9 de junho em São Paulo, apresentando ao mercado principais lançamentos e tendências do setor.
Com início nesta terça-feira (7), a 9ª Ecoenergy – Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis ocorre no São Paulo Expo até quinta-feira (9). Depois de dois anos da última edição, o evento reúne instituições e profissionais do Brasil e de outros países. Durante o evento, serão lançados produtos e serviços apresentados por marcas de destaque no segmento.
Como parte da feira, será realizado o Congresso Brasileiro de Tecnologias Limpas para a Geração de Energia Renovável, organizado pela Fiera Milano Brasil, com programação voltada para as tendências e avanços tecnológicos da geração de energia renovável no Brasil, com participação de mais de 40 palestrantes e 12 painéis temáticos. Formatado em blocos temáticos, com número limitado de participantes, o Congresso foi projetado para promover o compartilhamento de informações e contato entre congressistas.
As palestras e debates reunirão os profissionais dos setores de desenvolvimento e geração de energia; distribuição de energia; grandes consumidores de energia; fornecimento de tecnologia e equipamentos; institutos de tecnologia e P&D; empresas de engenharia e construção; consultorias com foco em energia; e escritórios de advocacia voltados para a área.
Dentre as marcas que já garantiram espaço na feira estão Inoxpar, LGL Solar, Powersafe, Pilot Tech / Corona Solar, Inovacare, Pieta Engenharia, Zagonel, Tokio Marine, Broker Comex, Helukabel, Holu, entre outras. LGL Solar e PowerSafe estão entre as marcas que planejam lançamentos durante o evento.
FUNDEP: CONEXÃO PARA O FORTALECIMENTO DA ENERGIA RENOVÁVEL
Como agente que impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento no país, a Fundação de Apoio da UFMG participa do painel Inovação e desenvolvimento de novas tecnologias em energia renovável, mediado por Janayna Bhering Cardoso, executiva de Prospecção e Oportunidades da Fundep.
Compõem o painel: Luiz Fernando Vianna (CEO da Lactec, Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação), José Bione de Melo Filho (gerente de P&D e inovação da Chesf), Eduardo Rodrigues de Lima (gerente de P&D do Instituto de Pesquisas Eldorado) e Rosário Cannata (EDP Ventures, veículo de investimentos para o setor elétrico brasileiro).
Junto à Universidade Federal de Minas Gerais, a Fundep coordena o Verde, hub pioneiro em pesquisa e inovação em energia verde no Brasil. Além disso, a Fundação é responsável pela coordenação de duas linhas do Programa Rota 2030, do Governo Federal, com destaque para a Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão – que tem como diretriz a inovação focada na alta eficiência energética, a utilização de bicombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura e abastecimento.
“Nossa atuação está ligada à UFMG, que desempenha papel protagonista na geração de soluções para demandas da sociedade. Neste contexto, apoiamos a criação do Verde, primeiro Hub voltado para pesquisa, desenvolvimento, inovação e negócios com foco em energia verde no Brasil. Assim, buscamos atuar como elo conector entre atores da quíntupla hélice – universidade, iniciativa privada, governo, sociedade civil e o próprio meio ambiente – do ecossistema de energia verde, assumindo papel de liderança na transição energética do país”, destaca Janayna Bhering.
Garanta sua participação no Congresso Brasileiro de Tecnologias Limpas para a Geração de Energia Renovável com 50% de desconto utilizando o cupom: FUNDEP50.
ENERGIA VERDE NO BRASIL
A produção de energia limpa gerada no Brasil se destaca entre os países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China). Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a matriz energética brasileira, em 2021, foi formada por 50% de fontes renováveis e 50% de fontes fósseis.
Outro destaque do estudo revela a diversidade das fontes renováveis com grande participação de hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e de biomassa. Especialistas do setor apontam também que as fontes eólicas e solar irão se expandir fortemente e ainda há fontes limpas e menos tradicionais que estão recebendo grande atenção para sua viabilização.
ECOENERGY – FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA
Data: 7 a 9 de junho
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo (SP)
Credenciamento pelo site.
Inscrição para o congresso.