Fundep participa de inauguração da maior escola de engenharia do Brasil

Foi inaugurado no dia 11 de março o novo complexo de prédios da Escola de Engenharia da UFMG. A estrutura, composta por 12 edifícios e 60 mil metros quadrados de área construída, compõe o maior e mais moderno espaço do Brasil dedicado à área e vai abrigar, a cada ano, cerca de 5.500 alunos da graduação e mais de 2.000 estudantes de pós-graduação.

O evento contou com a presença do Reitor da UFMG, professor Ronaldo Pena; do Ministro da Educação, Fernando Haddad; do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; da secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Reitora da UFMG na gestão 2002 a 2006, professora Ana Lúcia Gazzola; do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; do diretor da Escola de Engenharia, professor Fernando Amorim, além de outras autoridades e representantes da Universidade.

A Fundep, como gestora dos recursos do projeto Campus 2000 (que visava a transferência de unidades acadêmicas da Universidade para o Campus Pampulha e que foi finalizado com a entrega do complexo de prédios da Escola de Engenharia) foi responsável por apoiar a execução das obras, desde a contratação de pessoal, realização de compras e pagamentos, acompanhamento dos trabalhos, até o encerramento das atividades e prestação de contas.
Reconhecimento
Segundo o engenheiro Luiz Felipe Vieira Calvo, assessor especial de desenvolvimento institucional da UFMG e responsável pelo projeto Campus 2000, a entrega dos edifícios foi um trabalho de equipe realizado a mil mãos. “A finalização de um projeto como esse não acontece todo dia. Essa realização da Universidade e da Fundep é um feito extraordinário, uma conquista para o ensino no Brasil e uma grande contribuição para o desenvolvimento”, contou. Ele agradeceu à Fundação, em nome da UFMG, pelo empenho e colaboração.

As obras da nova Escola de Engenharia da UFMG envolveram cerca de cinco anos de trabalho e 2 mil pessoas. Na cerimônia de entrega das novas instalações, a Fundep foi lembrada durante os discursos dos representantes da Universidade. Em sua fala, o diretor da Escola agradeceu ao diretor-executivo da instituição, professor Márcio Ziviani, e à Fundação pelo apoio “incansável”. Em um discurso emocionado, o Reitor celebrou a inauguração da unidade como a “realização de um sonho” e elogiou o modelo de autoconstrução viabilizado na UFMG pela Fundep. Ele agradeceu toda a equipe da Fundação pela competência profissional e pelo apoio, que permitiu a rápida concretização da Escola.
Mais informações pelo site da UFMG