Com lançamento ainda neste ano, novo hub tem como base a energia do futuro
No dia 6 de julho, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) – Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais de 30 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais e uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e novação do país – promoveu a reunião online para o lançamento das bases e do planejamento geral do Hub de Energia Limpa e Renovável com os seus parceiros, apoiadores e organizações integrantes da iniciativa. São eles: Unicoba, Accenture, Detronic Energia, Bravo Motor Company, Stellantis Latam, Omexom, Alsol Energias Renováveis e Energisa. A iniciativa também conta com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Governo de Minas Gerais, Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (INDI), Cemig Sim, BH-TEC e Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).
A proposta da reunião foi apresentar o projeto, o cronograma de execução da iniciativa até o lançamento do hub previsto para o final deste ano. Além disso, o encontro teve como foco captar a expectativa de cada organização integrante do hub sobre o plano de trabalho. Por fim, uma reflexão sobre a energia do futuro, seu fornecimento e a importância da diversificação da matriz energética no país.
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Agenda 2030, formada por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propõe compromissos entre os países que a compõem e, entre eles, a garantia do acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. Para tanto, propõe, entre as suas premissas, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética. Ademais, busca-se expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia de fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento.
ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL
“O Hub de Energia Limpa e Renovável visa promover e potencializar a pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias e a inovação no setor. Além da criação de um ambiente favorável para conexões e negócios no setor. A Fundep representa o elo entre os atores envolvidos, para que se cumpra a agenda de desenvolvimento sustentável”, explica o presidente da Fundep, Jaime Ramírez.
O projeto, que será elaborado em parceria com o IEBT Inovação, visa estruturar o hub nos próximos três meses. Nesse período, haverá momentos de levantamento de oportunidades com cada organização integrante e a priorização dos temas a serem trabalhados. Assim, ainda este ano, após os estudos preliminares e a consolidação das entrevistas, o lançamento será realizado.