Fundep

Fundep lança mais uma edição de seu programa de desenvolvimento de pessoas e ideias, Fundep Lab

Postado em Notícias da Fundep

Com times transdisciplinares, “laboratório” de experimentações estimula o desenvolvimento e implementação de novas soluções ligadas ao propósito da Fundação

 
Ao apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e inovação, realizando a gestão estratégica de recursos, a Fundep atua como elo conector entre conhecimento e as tecnologias geradas nos centros acadêmicos e científicos à sociedade. Atenta a constante de transformação deste ambiente inovador, a Fundação possui desde 2017 um programa de desenvolvimento de pessoas, cultura, ideias e resultados organizacionais ligadas ao seu propósito organizacional. O Fundep Lab propõe a integração dos colaboradores com o universo dos pesquisadores – nossos clientes por excelência – em uma espécie de “laboratório” de experimentações.
Nesta edição, o Fundep Lab estimulou a formação de grupos transdisciplinares de até sete integrantes para desenvolver pessoas e experimentos visando criar soluções que potencializem a estratégia e o propósito da Fundep em 2020, utilizando o conhecimento coletivo para gerar valor e transformar a cultura organizacional. A intenção é ampliar a participação de colaboradores que atuam em diferentes frentes da organização e que podem agregar novos olhares às ideias.
 

ESTRUTURA E METODOLOGIA

O Fundep Lab se baseia na metodologia de aceleração, e utiliza, portanto, recursos como mentorias com profissionais com expertise de mercado, acompanhamento particular das etapas de desenvolvimento dos experimentos, conteúdos e palestras com convidados internos e externos, além de uma estrutura interna para testar e validar as hipóteses de soluções. Os grupos também passam por bancas de feedback para direcionamento e construção de soluções em conjunto com diferentes áreas da Fundep, além de atuarem junto aos nossos clientes e parceiros ouvindo suas demandas e buscando construir soluções alinhadas às suas necessidades.
 

FORMATO TOTALMENTE ON-LINE

Durante a fase do processo seletivo do programa sobreveio a pandemia da Covid-19 e a Fundep, visando a saúde e o bem-estar dos colaboradores, iniciou o regime de teletrabalho. Diante desse cenário, a equipe organizadora do Fundep Lab trabalhou agilmente para transpor toda a estrutura do programa, construída no formato presencial, para o on-line, mantendo sua qualidade e eficácia. Os colaboradores também se engajaram em familiarizar-se com as novas ferramentas, aprendendo a manejá-las rapidamente para aproveitar o programa ao máximo.
 

SELEÇÃO DE IDEIAS

Para iniciar o programa, realizamos uma mobilização interna para engajar o time a submeter suas ideias e propostas de melhorias. A partir de suas vivências, os colaboradores levantaram ideias de melhorias e oportunidades, elaboraram uma hipótese a ser testada e evoluída e formaram grupos de trabalho de três a sete participantes de áreas com perfis complementares e inscreveram seus experimentos no programa. A organização do Fundep Lab avaliou as propostas seguindo critérios como abrangência e relevância do problema tratado, grau de complexidade, conhecimento do contexto, time transdisciplinar e impacto na estratégia e propósito da Fundep, entre outros quesitos.
Com essa iniciativa, atingimos a marca de 50% dos colaboradores inscritos com alguma proposta de experimento. Dos vinte experimentos submetidos, dez foram selecionados para serem acelerados no programa ao longo de quatro meses, testando suas hipóteses iniciais, prototipando soluções e validando com o usuário final, além de passar pela avaliação de resultados de uma banca.
O perfil dos experimentos selecionados abrange melhorias incrementais que interferirão diretamente nos processos internos, melhorias disruptivas com propostas que afetam diretamente a experiência dos parceiros com o serviço da Fundep e desenvolvimento de novos produtos e serviços a fim de ampliar nossa oferta de soluções.
 

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Visando garantir que os participantes estejam preparados para lidar com os desafios propostos e para que a busca de soluções siga um processo ágil, inovador e estratégico, o Fundep Lab foi estruturado em duas linhas de aceleração:
Aceleração dos Times
A proposta de desenvolvimento de pessoas impulsiona a transformação cultural que a Fundep está vivenciando. De times especializados, passamos a atuar em pequenos times de conhecimento transdisciplinares que trabalham a diversidade e a colaboração como catalisadoras da inteligência coletiva. Dessa forma, foram formados times autogerenciáveis que passam por etapas de formação da equipe, conhecimento dos talentos, rede de apoio, facilitação de reuniões produtivas, feedbacks evolutivos e celebração de resultados.
Aceleração dos Experimentos
Após a identificação do desafio a ser trabalhado, os participantes contam com suporte e direcionamento baseados em estratégias de aceleração de negócios para validar com os usuários o problema identificado, compreendendo sua abrangência e seu impacto. Em sequência, os participantes passam por etapas de lapidação de soluções que atendam e solucionem a demanda identificada e validada. Nesse processo, são desenvolvidas soluções para entregar valor a quem utilizará o serviço, produto ou melhoria proposta.
 

Com a palavra, os participantes

Ellen Furtado e Laura Barreto, integrantes de dois dos experimentos selecionados do Fundep Lab compartilham suas percepções sobre a iniciativa. “Como falar de algo pelo qual sou tão apaixonada?!  Minha primeira experiência em um programa de desenvolvimento da Fundep foi com o “Conhecendo o Pesquisador 2”, no qual me inscrevi sem qualquer pretensão, e até mesmo com muito receio devido a meu total desconhecimento do universo da inovação, criatividade e novas ideias.  Foi quando a metodologia me pegou de forma surpreendente, apaixonante e vibrante. Mudei meu olhar, aprendi, me capacitei, me desafiei a sair da zona de conforto e amadureci. Então, quando surgiu o Fundep Lab, não pensei duas vezes, já comecei a trabalhar na ideia, a reunir o time transdisciplinar e a me dedicar ao máximo para a seleção. E aqui estou novamente, aprendendo, transformando, questionando, desenvolvendo novas habilidades, criando vínculos com colegas com quem somente cruzava nos corredores e, principalmente, descobrindo mais a cada dia meu potencial profissional e pessoal”, declara Ellen.
Laura Barreto também avalia positivamente a jornada vivida até o momento no programa: “A iniciativa do Fundep Lab tem sido uma boa surpresa. É desafiadora e nos proporciona grandes aprendizados. É algo que requer muita dedicação e adaptação para conseguir conciliar com as atividades inerentes à nossa rotina, mas sem dúvidas ter um time diverso, engajado, disposto e que trabalha em equipe faz toda a diferença e nos ajuda imensamente nessa trajetória”.
Atualmente, os experimentos do Fundep Lab passam pela etapa de validação de proposta e análise dos recursos necessários para implementação. Esta edição tem previsão de encerramento em novembro.

Pular para o conteúdo