Futuro da alimentação é o tema do próximo UFMG Talks

Mulher negra com jaleco segura uma muda de árvore, em laboratório de pesquisa.
Futuro da pesquisa no setor alimentício é tema do UFMG talks deste mês. Foto: Foto de Comida criada por DCStudio – www.freepik.es/ Divulgação.

Os convidados da edição de dezembro, nesta quinta-feira (09), são os professores Silvia Nietsche, das Ciências Agrárias, e Henrique Figueiredo, da Veterinária.

A alimentação é um dos grandes desafios globais da atualidade. No Brasil, dados recentes divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) apontam que cerca de 19 milhões de pessoas estão passando fome no país e 55% das famílias estão em insegurança alimentar (caracterizada pela falta de acesso regular ou permanente a alimentos).

Esses e outros indicadores mostram que o objetivo de alcançar a “Fome Zero” até 2030 está cada vez mais inatingível. De acordo com o relatório da ONU sobre o Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2020, a pandemia da covid-19 foi responsável por deteriorar ainda mais a segurança alimentar e o estado nutricional das populações mais vulneráveis.

A demanda mundial por alimentos, que acompanha o crescimento populacional, é um desafio para os cientistas no desenvolvimento de novas tecnologias que impulsionem e otimizem processos relacionados à produção de alimentos. Entre as tendências atuais destacam-se a Aquicultura – cultivo de organismos aquáticos em fazendas – e a redução de produtos químicos e defensivos na produção de frutas, legumes e verduras.

Para discutir sobre essas novas técnicas e as tendências no cultivo de frutas e na produção de animais aquáticos de forma sustentável, a próxima edição do UFMG Talks em casa recebe os professores Silvia Nietsche, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/ UFMG), e o professor Henrique Figueiredo, da Escola de Veterinária da UFMG.

O encontro ocorre nesta quinta-feira (09), com transmissão ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os professores convidados responderão perguntas enviadas pelos internautas.

CONVIDADOS DESTA EDIÇÃO

Silvia Nietsche é professora do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e atua na área de melhoramento de fruteiras, manejo de polinização, marcadores moleculares e microrganismos promotores do crescimento de plantas. Silvia graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, é doutora em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutora pela Universidade da Flórida. Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros, onde exerceu também o cargo de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal.

Professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da UFMG, Henrique Figueiredo é pesquisador na área de sanidade dos peixes, com ênfase na biossegurança dos sistemas de cultivo de tilápia e no desenvolvimento de vacinas para estes animais. Médico veterinário pela UFMG, Figueiredo concluiu o doutorado em Microbiologia também pela Universidade. Atuou como gestor no Governo Federal para estabelecimento de políticas de controle sanitário da produção de peixes (2010 – 2013), publicou mais 130 artigos científicos em temas de saúde animal, é consultor da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e desde 2020 é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, da UFMG.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica.  Das vacinas aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxima o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

(Com Assessoria de Imprensa da UFMG)