Futuros possíveis em 2040: resultados de projeto são apresentados em evento do Ieat

Postado em Cursos e Eventos
Fundep coordenou, em conjunto com o Ieat UFMG, o Projeto Cenários das Ciências e Tecnologias no Brasil.

Seminário anual apresenta resultados de projetos do Ieat UFMG, incluindo o projeto Cenários das Ciências e Tecnologias no Brasil. Abertura será ministrada por Ailton Krenak.

Para apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos com seu apoio, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da Universidade Federal de Minas Gerais promove, esta semana, o Seminário Anual Ieat 2022. O evento será aberto na terça-feira (28), às 14h30, pelo líder indígena e ambientalista Ailton Krenak, que ministra a palestra intitulada Vida Selvagem, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1).

O evento é aberto ao público, mediante inscrição pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Os participantes que assinarem lista de presença receberão certificados.

CONEXÃO NO FUTURO

Na sequência, às 16h, serão apresentados os resultados do projeto Cenários das Ciências e Tecnologias no Brasil – Futuros Possíveis em 2040, coordenado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e pelo Ieat, com participação da Chie Integrates.

Partindo da premissa de imaginar como o futuro será no ano de 2040, o projeto Cenários das Ciências e Tecnologias no Brasil propõe contextos possíveis para a quinta década do século. O relatório compilando os resultados do processo foi divulgado em abril passado e apresenta o perfil dos participantes de cada etapa, as conclusões obtidas a partir da análise dos dados coletados e a proposição de quatro diferentes cenários possíveis.

Participam do momento os professores Alfredo Gontijo, Martín Ravetti, Ricardo Ferrer e Patrícia Franca-Huchet , além do escritor Jacques Fux.

SEGUNDO DIA

Na quarta-feira (29), as atividades serão realizadas na Sala de Seminários 1012 da Escola de Engenharia, no campus Pampulha. A programação tem início às 9h, com as apresentações Praxis-EA/UFMG + 10 anos (Departamento de Projetos); Por onde anda você? Estudos transdisciplinares de egressos da UFMG (Departamento de Psicologia); Avaliação em Saúde na perspectiva transdisciplinar (Departamento de Ciências Administrativas); e Observatório das plataformas digitais (Departamento de Geografia).

Em seguida, às 10h40, os professores residentes do Ieat apresentam os resultados de suas pesquisas. A atividade reúne os professores Sérgio Cirino e Andréa Guerra (Departamento de Psicologia), e Cristiane Grillo (Departamento de Pediatria). A mediação será feita pela professora da Faculdade de Direito Maria Fernanda Salcedo Repolês, integrante do Comitê Diretor do Ieat.

Evento tem participação de Ailton Krenak. Créditos: Produção Cultural no Brasil – Ailton Krenak/ Divulgação.

PESQUISAS E RESULTADOS

Às 14h, os professores Claudio Paixão, do Departamento de Teoria e Gestão da Informação, Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social, e Heloisa Torres, do Departamento de Enfermagem Aplicada, apresentam resultados de suas residências, com mediação da professora do Instituto de Geociências (IGG) Heloisa Soares de Moura Costa.

Na sequência, às 15h20, mesa-redonda destaca a atuação do Ieat no último ano, com indicação de perspectivas para o Instituto. No encerramento do Seminário, às 16h, serão lançados livros organizados e produzidos por residentes e ex-residentes do Ieat.

O IEAT UFMG

O IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG) tem como objetivo promover a geração de um ambiente propício à realização de estudos transdisciplinares na UFMG, com características de excelência, de ponta e de indução, abrangendo as diversas áreas do conhecimento – humanidade, exatas e biológicas. Dessa forma, busca, em suas diferentes linhas de atuação, o chamado estado da arte do conhecimento, sem o qual não há pesquisa avançada nem grupos de excelência.

SEMINÁRIO ANUAL IEAT 2022

Data: 28 e 29 de junho.

Inscrições gratuitas pelo sistema.

Programação completa disponível no portal do Ieat.